Fama e celebridade antes do Instagram e do YouTube.
Frequentemente entendido como uma característica da cultura moderna, o fenômeno da produção de celebridades tem raízes antigas. Em A invenção da celebridade, o historiador Antoine Lilti mostra que os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas foram desenvolvidos na Europa durante o século XVIII, bem antes de existir a indústria do cinema, a imprensa sensacionalista e a televisão, e foram aperfeiçoados, durante o período romântico, em ambos os lados do Atlântico.
Personalidades, como o filósofo Voltaire e compositor Franz Liszt, eram celebridades em seu tempo e despertaram a curiosidade e a paixão de fãs. Em Paris, Londres, Berlim e Nova York, a ascensão da imprensa, da publicidade e o início da indústria do entretenimento transformaram profundamente a visibilidade das pessoas vultosas, uma vez que já visavam a diminuir os limites entre a vida privada e o espetáculo público.
Assim, passou a ser possível adquirir o retrato de cantores de ópera e a biografia de cortesãs. Nem mesmo a política foi poupada dessa agitação cultural: Maria Antonieta, George Washington e Napoleão Bonaparte vivenciaram um mundo político transformado pelas novas exigências da fama. Já não era suficiente desempenhar uma função pública de forma legítima; era crucial ser popular também.
A invenção da celebridade revela o nascimento da cultura da celebridade no século XVIII e, ao mesmo tempo, discute seu valor no século XXI. O historiador refaz a profunda agitação social precipitada pela ascensão das celebridades e explora a ambivalência relacionada a esse fenômeno. O livro narra a evolução da celebridade como forma moderna de prestígio social, assumindo o papel que a glória desempenhava ao mundo aristocrático. Ao mesmo tempo desejada e contestada, sua história ilumina as contradições suscitadas pelo apagamento das fronteiras entre vida pessoal, vida cultural e mercado, percebido na atualidade.
“O autor interpreta a celebridade como um tema histórico e trabalha com rigor e originalidade.” – The New York Review of Books
"Com rigor e erudição, em A invenção da celebridade o ex-editor dos Annales apresenta as formas de reconhecimento público no século XVIII de modo realista. [...] É um livro importante." – Le Monde
“O paradoxo que Antoine Lilti sustenta com brilhantismo é que o fenômeno da celebridade não é novo, mas um traço característico das sociedades desde a metade do século XVIII; seus mecanismos não mudaram.” – Libération
"Com A invenção da celebridade, Antoine Lilti estabeleceu-se como um dos historiadores mais importantes e talentosos da França do século XVIII [...] É um estudo criativo e, ao mesmo tempo, audacioso e teoricamente fundamentado." – Colin Jones, Queen Mary University of London
“O autor nos lembra que, mesmo quando rimos da cultura contemporânea das celebridades, precisamos considerá-la com seriedade, e não meramente como uma excrescência ou uma patologia, mas como um elemento constituinte da modernidade política e cultural.” – Books and Ideas
Código: | L062-9788520013687 |
Código de barras: | 9788520013687 |
Peso (kg): | 0,520 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 15,50 |
Espessura (cm): | 2,40 |
Autor | Antoine Lilti |
Editora | Civilização Brasileira |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 452 |
Ano de edição | 2018 |
A invenção da celebridade
- R$94,90
-
R$47,45
Opções de Compra
R$94,90 R$75,62
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393
R$94,90
Vendido e entregue por Leitura - SP/Campinas - Parque D.Pedro
R$94,90
Vendido e entregue por Leitura - PE/Recife - Tacaruna
R$94,90
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi
Frequentemente comprados juntos
Bagdá
Ao longo de treze séculos, Bagdá desfrutou de exuberância tanto econômica como cultural, ocupando a ..
R$108,00 R$89,64
Vendido e entregue por Leitura - RJ/Rio - Americas Shopping
A guerra do Paraguai
Um épico latino-americano de interesse universal. Maior confronto armado da história da América do S..
R$91,90 R$76,28
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Estação BH
Se só me restasse uma hora de vida
UM LIVRO FILOSÓFICO E POÉTICO SOBRE O SENTIDO DA VIDA Esse pensamento, tão urgente e profundo, surge..
R$39,90 R$33,25
Vendido e entregue por leitura.com
Teoria aplicada de Drucker
Poucos pensadores tiveram mais impacto nos negócios que Peter Drucker, o inventor da administração m..
R$98,00 R$49,00
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Cidade
Golpe de vista
Coleção Origem. Respostas avançadas para perguntas fundamentais. Beau Lotto, neurocientista de renom..
R$64,90 R$32,45
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
Espelho do Ocidente
A origem intelectual do nazismo e do Holocausto em livro polêmico. É comum acreditar que o nazismo ..
R$99,90 R$78,99
Vendido e entregue por leitura.com
Os homens que salvavam livros
Uma saga de heroísmo e resistência, amizade e romance, e uma devoção inabalável à literatura e à art..
R$74,90 R$56,18
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
A hermenêutica do sujeito
No curso consagrado em 1982 à Hermenêutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigação da..
R$94,90 R$78,99
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Estação BH
A quinta disciplina
"Considerado pelo Financial Times um dos cinco maiores livros de negócios de todos os tempos, este l..
R$89,90 R$70,27
Vendido e entregue por leitura.com