• A invenção da celebridade

Fama e celebridade antes do Instagram e do YouTube.
 
Frequentemente entendido como uma característica da cultura moderna, o fenômeno da produção de celebridades tem raízes antigas. Em A invenção da celebridade, o historiador Antoine Lilti mostra que os mecanismos que elevam pessoas comuns a figuras públicas foram desenvolvidos na Europa durante o século XVIII, bem antes de existir a indústria do cinema, a imprensa sensacionalista e a televisão, e foram aperfeiçoados, durante o período romântico, em ambos os lados do Atlântico.
Personalidades, como o filósofo Voltaire e compositor Franz Liszt, eram celebridades em seu tempo e despertaram a curiosidade e a paixão de fãs. Em Paris, Londres, Berlim e Nova York, a ascensão da imprensa, da publicidade e o início da indústria do entretenimento transformaram profundamente a visibilidade das pessoas vultosas, uma vez que já visavam a diminuir os limites entre a vida privada e o espetáculo público.
Assim, passou a ser possível adquirir o retrato de cantores de ópera e a biografia de cortesãs. Nem mesmo a política foi poupada dessa agitação cultural: Maria Antonieta, George Washington e Napoleão Bonaparte vivenciaram um mundo político transformado pelas novas exigências da fama. Já não era suficiente desempenhar uma função pública de forma legítima; era crucial ser popular também.
A invenção da celebridade revela o nascimento da cultura da celebridade no século XVIII e, ao mesmo tempo, discute seu valor no século XXI. O historiador refaz a profunda agitação social precipitada pela ascensão das celebridades e explora a ambivalência relacionada a esse fenômeno. O livro narra a evolução da celebridade como forma moderna de prestígio social, assumindo o papel que a glória desempenhava ao mundo aristocrático. Ao mesmo tempo desejada e contestada, sua história ilumina as contradições suscitadas pelo apagamento das fronteiras entre vida pessoal, vida cultural e mercado, percebido na atualidade. 
 
“O autor interpreta a celebridade como um tema histórico e trabalha com rigor e originalidade.” – The New York Review of Books
 
"Com rigor e erudição, em A invenção da celebridade o ex-editor dos Annales apresenta as formas de reconhecimento público no século XVIII de modo realista. [...] É um livro importante." – Le Monde
 
“O paradoxo que Antoine Lilti sustenta com brilhantismo é que o fenômeno da celebridade não é novo, mas um traço característico das sociedades desde a metade do século XVIII; seus mecanismos não mudaram.” – Libération
 
"Com A invenção da celebridade, Antoine Lilti estabeleceu-se como um dos historiadores mais importantes e talentosos da França do século XVIII [...] É um estudo criativo e, ao mesmo tempo, audacioso e teoricamente fundamentado." – Colin Jones, Queen Mary University of London
 
“O autor nos lembra que, mesmo quando rimos da cultura contemporânea das celebridades, precisamos considerá-la com seriedade, e não meramente como uma excrescência ou uma patologia, mas como um elemento constituinte da modernidade política e cultural.” – Books and Ideas

Código: L055-9788520013687
Código de barras: 9788520013687
Peso (kg): 0,520
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 15,50
Espessura (cm): 2,40
Autor Antoine Lilti
Editora Civilização Brasileira
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 452
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
50% off

A invenção da celebridade

  • R$94,90
  • R$47,45


Opções de Compra

Frequentemente comprados juntos

Bagdá

Bagdá

Ao longo de treze séculos, Bagdá desfrutou de exuberância tanto econômica como cultural, ocupando a ..

R$108,00

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi

Se só me restasse uma hora de vida

Se só me restasse uma hora de vida

UM LIVRO FILOSÓFICO E POÉTICO SOBRE O SENTIDO DA VIDA Esse pensamento, tão urgente e profundo, surge..

R$12,95

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Boulevard Shopping

Golpe de vista
17% off

Golpe de vista

Coleção Origem. Respostas avançadas para perguntas fundamentais. Beau Lotto, neurocientista de renom..

R$64,90 R$54,08

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi

A Guerra do paraguai
25% off

A Guerra do paraguai

Um épico latino-americano de interesse universal. Maior confronto armado da história da América do S..

R$91,90 R$68,93

Vendido e entregue por leitura.com

Espelho do Ocidente
21% off

Espelho do Ocidente

A origem intelectual do nazismo e do Holocausto em livro polêmico. É comum acreditar que o nazismo ..

R$99,90 R$78,99

Vendido e entregue por leitura.com

A hermenêutica do sujeito
25% off

A hermenêutica do sujeito

No curso consagrado em 1982 à Hermenêutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigação da..

R$94,90 R$71,18

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi

40.000 Pinguins

40.000 Pinguins

Livro..

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi

Teoria aplicada de Drucker
50% off

Teoria aplicada de Drucker

Poucos pensadores tiveram mais impacto nos negócios que Peter Drucker, o inventor da administração m..

R$98,00 R$49,00

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Cidade

Os homens que salvavam livros
25% off

Os homens que salvavam livros

Uma saga de heroísmo e resistência, amizade e romance, e uma devoção inabalável à literatura e à art..

R$74,90 R$56,18

Vendido e entregue por leitura.com

A quinta disciplina

A quinta disciplina

"Considerado pelo Financial Times um dos cinco maiores livros de negócios de todos os tempos, este l..

R$89,90

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi