• A morfologia distribuída e as peças da flexão

A proposta de um novo quadro teórico nas mais diversas áreas do saber e da pesquisa provoca debates acalorados, já que implica, inevitavelmente, repensar antigos fenômenos sob novas perspectivas e, muitas vezes, admitir que o que já era estabelecido, consolidado, pode mudar. E o desafio do recomeço se impõe sem alternativas.
No início dos anos 1990, a pesquisa em Linguística Formal no paradigma da Gramática Gerativo-Transformacional produziu uma alternativa não lexicalista para a análise de fenômenos morfológicos, morfofonológicos e morfossintáticos. Trata-se do texto seminal de Morris Halle e Alec Marantz, intitulado Distributed Morphology and the Pieces of Inflection. Da interação entre esses dois pesquisadores geniais surgem as primeiras ideias para o modelo, que foram, aos poucos, sendo encampadas por seus alunos nas pesquisas que vinham sendo desenvolvidas por eles em suas dissertações e teses.
Logo o modelo ganhou notoriedade, conquistando o apreço de alguns e a resistência de outros. Já se vão 26 anos... Muito tempo, de certa forma, mas um piscar de olhos para as ciências. O modelo ainda está em construção, sendo refinado a cada nova investigação linguística nele fundamentada.
Este livro apresenta uma tradução desse texto para o português, elaborada de modo a promover sua maior compreensão. Nesse sentido, ao mesmo tempo que impactam positivamente os estudos em Morfologia Distribuída no Brasil, Beatriz Pires Santana e Maurício Resende preenchem uma lacuna importante dentro dos estudos em Morfologia no país.

Ana Paula Scher
Universidade de São Paulo

Código: L999-9786587448183
Código de barras: 9786587448183
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,50
Autor Marantz Alec
Editora Editora UFPR
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 133
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A morfologia distribuída e as peças da flexão