• Casos clínicos em psiquiatria, psicanálise e saúde mental

Este livro é um convite ao leitor a inclinar-se ao leito. Há aí o sentido de um retorno ao ensinamento de Hipócrates, quando este lança as bases para um método clínico exercido à beira do leito (klinós. Mas não se trata apenas de um retorno – o que não seria pouco, tendo-se em vista os rumos da Medicina atual –, vai além disso: há também um convite à reflexão sobre o problema epistemológico que acompanha o exercício da Psiquiatria ao se passar do caso singular à categoria nosológica. Desse modo, também é um convite a verificar, em cada caso, o impossível de generalizar, o que faz de cada caso, um caso único.
Quase todos os trabalhos foram extraídos das sessões clínicas semanais que acontecem na Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares, momento privilegiado em que residentes e preceptores podem se permitir aprender com cada caso e que possibilita recolher a invenção singular que cada paciente pode fazer para si. Há, nesse movimento, um desejo de saber que vai além do saber simplista dos manuais classificatórios em suas coleções de sintomas.
Em se tratando de matéria, este livro nos apresenta rigor epistêmico, fluidez clínica e também algo de ousadia, que representa nossa prática, ao buscar contemplar a interface com múltiplos saberes, sem no entanto, querer dizer tudo sobre o humano em seu sofrimento psíquico, donde o desejo de resgate da clínica e de avanço em relação às teorias que a sustentam nos apontam outro horizonte, para além de uma psiquiatria reduzida a manuais classificatórios. Eis aí um convite à leitura, à litura, ao leito.

Código: L999-9786586140897
Código de barras: 9786586140897
Peso (kg): 0,380
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,30
Autor Souza de
Editora ARTESÃ EDITORA
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 224
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Casos clínicos em psiquiatria, psicanálise e saúde mental

  • R$68,00