• Crônicas da vida e da morte

Autor de obras de referência na antropologia, na sociologia e na ciência política, Roberto DaMatta também lança seu olhar crítico sobre o Brasil e o mundo nas páginas de grandes jornais do país. Reunidas neste volume, suas crônicas revisitam temas que o consagraram, como o futebol e o carnaval, as diferenças culturais e políticas entre as nações de Obama e Lula, e outros, menos abordados, de cunho mais pessoal e memorialístico. Com a mesma verve irônica e informal que o consagrou, e adicionando a ela um discurso em tom confessional, Roberto DaMatta comprova, em Crônicas da vida e da morte, por que é um eximo cronista do público e do privado.

Entre exercícios de distanciamento e aproximação, o antropólogo usa toda a sua experiência em universidades e trabalhos de campo para investigar fenômenos aparentemente triviais do cotidiano brasileiro e mundial. A partir de escândalos políticos e crimes bárbaros que se avolumam no noticiário, DaMatta oferece novas chaves de interpretação da sociedade brasileira, relativizando ‘verdades’ e ‘mentiras’ registradas em nosso inconsciente.

Com a experiência de um antropólogo social que aprendeu a examinar os fenômenos sociais pelo seu avesso, DaMatta lança luz sobre a sociedade em que vivemos, sem medo de afirmar com segurança que não é o patriotismo, mas a inveja, o sentimento básico da vida coletiva no Brasil. Ao desnudar o típico exemplar nacional, entre carnavais, malandros e heróis, Roberto DaMatta continua atento às transformações e permanências da sociedade brasileira.

Código: L037-9788532524263
Código de barras: 9788532524263
Peso (kg): 0,250
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,40
Autor Roberto DaMatta
Editora Rocco
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 236
Ano de edição 2012

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
17% off

Crônicas da vida e da morte

  • R$44,90
  • R$37,42


Opções de Compra

Frequentemente comprados juntos

Sujeito Na Contemporaneidade, O, Espaco Dor E Desalento Na Atualidade

Sujeito Na Contemporaneidade, O, Espaco Dor E Desalento Na Atualidade

Segundo a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionand..

Vendido e entregue por Leitura - SP/Campinas - Campinas Shopping