Apresentação. Parte I: Bases Teóricas. O comportamentalismo. O construtivismo de Piaget. O sócio-interacionismo de Vygotsky. A teoria de ensino de Bruner. Aprendizagem Significativa. Construtos Pessoais. Campos Conceituais. Modelos Mentais. A mudança conceitual. O humanismo. Aprendizagem significativa crítica. Parte II: Bases Metodológicas. Mapas Conceituais. Diagramas V. Organizadores prévios. Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior ¿ Parte I ¿ Onde estamos e onde podemos chegar? Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior. Parte II ¿ Materiais instrucionais e compartilhamento de informações. Modelagem computacional aplicada ao ensino de Ciências. Adaptação do Vê de Gowin para a modelagem e simulação computacionais aplicadas ao ensino. Questionários. Fidedignidade e validade de testes e questionários. Aula expositiva. Avaliação de aprendizagem. Organização do ensino. O plano de ensino e o plano de aula.