• Estratégias da arte em uma era de catástrofes

Este livro reúne uma boa parte da produção ensaística da teórica e crítica de arte Maria Angélica Melendi, com textos já publicados pela autora em diversos países ao longo dos últimos anos, e que ainda não haviam ganhado uma edição conjunta que permitisse a apreciação de um projeto crítico de forma mais íntegra.A obra conta com organização de Eduardo de Jesus, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, e aborda temas que vão das ruínas do futuro ao conceito de antimonumento, dos arquivos das ditaduras latinoamericanas às intervenções urbanas e aos diferentes papéis e funções dos museus.Sobre a autoraRadicada no Brasil desde 1975, Maria Angélica Melendi representa, na atualidade, um importante nome na reflexão teórica e crítica das artes visuais, principalmente brasileira e latinoamericana, além de atuar com considerável destaque como professora na cidade de Belo Horizonte desde a década de 1980, participando, inclusive, da formação de importantes artistas e pensadores da arte da cidade, como Paulo Nazareth, Marilá Dardot, Cinthia Marcelle, Lais Myrrha, Sara Ramo, Julia Rebouças, João Castilho, Ines Linke, entre outros nomes.Nascida em Buenos Aires, em 1945, Melendi chega a Belo Horizonte em 1975, no momento crítico da préditadura militar na Argentina, que durou de 1976 à 1985. No Brasil, estudou Artes Visuais na Fundação Escola Guignard (atualmente Escola Guignard/ UEMG), da qual se tornaria professora em 1986. Nos anos 1990, começou a ocuparse de aspectos teóricos da produção nas Artes Visuais, principalmente relativo ao período pósSegunda Guerra. Obteve seu doutorado em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da UFMG no ano de 1999 com a tese “A imagem cega: arte, texto e política na América Latina”. Dedicouse a investigar as relações entre arte e literatura, campo de sua primeira formação acadêmica na Facultad de Filosofia y Letras de la Universidad de Buenos Aires, onde foi aluna de Jorge Luis Borges, Tulio Halperín Donghi, Julio Payró, entre outros.Atualmente, Melendi é professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ainda mantém uma intensa atividade de pesquisa e produção teórica, além de coordenar o grupo de estudos em arte contemporânea Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes, título que também nomeia este projeto. É editora e coordenadora da revista eletrônica Lindonéia.

Código: L005-9788555910425
Código de barras: 9788555910425
Peso (kg): 0,455
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 13,80
Espessura (cm): 1,80
Autor Maria Angélica Melendi
Editora Cobogó
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 416
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
49% off

Estratégias da arte em uma era de catástrofes

  • R$108,00
  • R$55,20


Frequentemente comprados juntos

Arte, censura, liberdade

Arte, censura, liberdade

Os 19 textos que compõem Arte Censura Liberdade – Reflexões à luz do presente, 17 ensaios e duas ent..

R$69,00

Vendido e entregue por leitura.com

Contos de imaginação e mistério
52% off

Contos de imaginação e mistério

Em 1919 a editora londrina George G. Harrap & Co. lançou uma antologia de contos de Edgar Allan Poe,..

R$135,00 R$64,80

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393

Compreender hannah arendt

Compreender hannah arendt

Compreeder Hannah Arendt oferece uma introdução clara, sucinta e acessível a esta importante pensado..

R$108,10

Vendido e entregue por leitura.com