• Karl Marx

Cotrim reflete sobre um tema atualíssimo: a lei do valor. Durante algumas décadas, o tema parecia estar esquecido num mundo dividido pela polarização ideológica que se seguiu à Revolução Russa.
De um lado, o capitalismo moderno mantinha a lei do valor escondida através da imposição dos preços no mercado governado pelos monopólios. Publicitários mal informados se encarregaram de divulgar uma interesseira inverdade: o valor é dado pelas virtudes impalpáveis da grife e não pelo trabalho humano – afirmação que confundia preço com valor.
De outro lado, no socialismo real, a lei do valor e a produção mercantil eram vistas como realidades transitórias que a realização do comunismo progressivamente cancelaria. Acreditava-se que o valor havia deixado de ser o regulador espontâneo da atividade econômica, ao integrar-se no planejamento racional. A produção mercantil, contudo, continuava a todo vapor e só iria desaparecer com o pleno desenvolvimento das forças produtivas e o ingresso final no comunismo. Como se sabe, a persistência da produção mercantil envenenou as entranhas das sociedades pós-capitalistas, e o descompasso do valor em relação aos preços fixados pela burocracia estatal se encarregou de implodir uma economia a meio caminho entre capitalismo e socialismo.

Código: L055-9788579391033
Código de barras: 9788579391033
Peso (kg): 0,350
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Cotrim Ivan
Editora Alameda Editorial
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 364
Ano de edição 2011

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Karl Marx

  • R$22,90


Frequentemente comprados juntos

Uma Certa Ideia de Brasil

Uma Certa Ideia de Brasil

Leitura essencial para entender a política econômica brasileira dos últimos 15 anosObservador privil..

R$59,90

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi