Percebe-se hoje, em nossas escolas, uma grande distância entre a intenção explicita na legislação de formar alunos críticos, com gosto e hábito de ler, e o fato de esses alunos demonstrarem desagrado e incompetência em relação à leitura, não deixando, porém, de consumir a trivialidade literária, histórica e política.
A escola se deteriorou e, com ela, a leitura da boa literatura? A questão da leitura de literatura na escola brasileira precisa ser pensada a partir de outros lugares e numa perspectiva histórica.
Neste estudo, o pano de fundo é a concepção de literatura como fenômeno social e histórico, caracterizando-se, assim, o texto (dito) literário como um conjunto de códigos e de leis que regem esses códigos, o qual envolve tanto as condições de emergência e utilização de determinados escritos em determinadas épocas, como o funcionamento social da língua.
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Autor |
Magnani Mortatti |
Editora |
Martins Fontes - selo Martins |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
192 |
Ano de edição |
2001 |