A variação linguística veio para ficar como objeto e objetivo das novas propostas de educação em língua materna. No entanto, o tratamento desse importante tema, na escola e na sociedade em geral, ainda deixa muito a desejar, por falta de embasamento teórico claro e de reflexões mais solidamente apoiadas nos postulados da sociolinguística e da sociologia da linguagem — as duas disciplinas que lidam com o fenômeno da variação e da mudança linguísticas e suas consequências sociais, culturais, políticas e pedagógicas. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística apresenta, de modo acessível e esclarecedor, os fundamentos necessários para que professores em atuação e em formação, autores de material didático, gestores da educação, estudantes de letras e de pedagogia, jornalistas e comunicadores em geral possam abordar conceitos como variação e mudança, norma-padrão e norma culta, estigma e prestígio, letramento e oralidade — entre outros — de maneira consistente e sem as distorções que, infelizmente, aparecem com tanta frequência em documentos oficiais, diretrizes curriculares, livros didáticos e, principalmente, nos meios de comunicação, onde imperam noções arcaicas e pré-científicas sobre língua e linguagem que em nada contribuem para a construção de uma democracia linguística no nosso país. Além de apresentar e discutir os principais conceitos da sociolinguística, o livro propõe atividades práticas para o tratamento da variação em sala de aula, o que lhe confere um caráter assumidamente didático.
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L050-9788588456624 |
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Autor |
Bagno Marcos |
Editora |
Parábola Editorial |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
240 |
Ano de edição |
2002 |