• O futuro da Europa

As soluções apresentadas nesta obra por Alesina e Giavazzi quanto à forma como a Europa deverá lidar com a produtividade laboral, a regulação dos mercados, a globalização, o ensino superior, a investigação tecnológica e as sociedades multiétnicas, irão certamente causar celeuma, tal como a sua concepção da Europa e da moeda única. Mas é um aviso que todos aqueles preocupados com o futuro do continente e com a economia global não poderão ignorar.
A Europa vive actualmente um dilema; o seu poder económico não tem correspondência no plano político. Por isso, e segundo os autores desta obra, ou a Europa age com celeridade para rectificar esta situação, ou ao seu declínio em importância na cena política seguir-se-á o declínio económico. Não que o continente esteja na iminência de se ver mergulhado na pobreza, mas será ultrapassado por outros países com maior pujança económica e capacidade de adaptação.
Os autores traçam várias comparações com os Estados Unidos, realçando a capacidade deste país em absorver a diversidade cultural, a flexibilidade do mercado laboral e a produtividade e intervenção mínima do Estado na economia, culminando na assistência social, talvez a principal diferença subjacente à concepção do Estado em ambos os lados do Atlântico.

Código: L999-9789724414126
Código de barras: 9789724414126
Peso (kg): 0,410
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,55
Autor Giavazzi Francesco
Editora Edições 70
Idioma PORTUGUES
Encadernação CAPA DURA
Páginas 252
Ano de edição 2007

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O futuro da Europa