• O professor de apoio: reflexos e desdobramentos das públicas de inclusão na educação especial

Neste livro, O professor de apoio: reflexos e desdobramentos das públicas de inclusão na educação especial, em breve histórico, remetemo-nos ao contexto da inclusão pelos movimentos sociais e às iniciativas de públicas iniciadas na década de 1990 até aos momentos contemporâneos sobre a prática de um mercado neoliberal e a globalização mundial, seguindo o entendimento do filósofo francês Michel Foucault no que define como "discurso". Não se trata do que as lutas ou os sistemas de dominação o definem, mas a motivação sobre aquilo por que se luta e pelo que se quer tomar poder. Nesse contexto o discurso da inclusão no contexto educacional tem se constituído de forma cada vez mais densa e tomado como verdadeiro, e ir contra esse discurso é ir contra as tendências do que se convencionou como normal. Dessa forma, o papel do professor de apoio para estudantes público da educação especial na concepção de uma educação inclusiva, e as públicas referentes à atuação desse profissional, são recentes no contexto do cenário da educação brasileira e merece ser analisado. Neste livro abordamos a análise do discurso nas diferentes redes de ensino do país de forma sintética, mas especificamos as abordagens e práticas discursivas decorrentes nas redes de ensino de âmbito federal, estadual e municipal de Uberlândia/MG. O diferencial desta obra está na análise do discurso entre o que se tem de públicas na rede municipal de ensino de Uberlândia com as práticas discursivas observadas em duas escolas campos de pesquisa na atuação dos professores de apoio e no contingente de profissionais envolvidos com a presença desse profissional na escola. Será uma forma de incluir os estudantes com deficiência na rede regular de ensino ou uma forma de controle sobre esses estudantes para que o discurso da inclusão seja fortalecido? Será que é uma prática de inclusão ou a presença do professor de apoio em sala de aula age na contramão do discurso da proclamada inclusão escolar?

Código: L999-9788547334147
Código de barras: 9788547334147
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,80
Autor Lazara Cristina da Silva
Editora Appris Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 295
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O professor de apoio: reflexos e desdobramentos das públicas de inclusão na educação especial