• Os resíduos do dia

O mordomo Stevens, já próximo da velhice, rememora as três décadas que dedicou à casa de um distinto nobre da Grã-Bretanha, lord Darlington, hoje ocupada por um milionário norte-americano. Por insistência do novo patrão, Stevens sai de férias em viagem pelo interior da Inglaterra.
O mordomo vai ao encontro de miss Kenton, antiga companheira de trabalho, hoje mrs. Benn. No caminho, recorda passagens da vida de lord Darlington e reflete sobre o papel dos mordomos na história britânica.
Num estilo contido, o narrador-protagonista acaba por revelar aspectos sombrios da trajetória política do ex-patrão, simpatizante do nazismo, ao mesmo tempo em que deixa escapar sentimentos pessoais em relação a miss Kenton, reprimidos durante anos.
Ishiguro faz o leitor preencher as lacunas narrativas para configurar uma história de amor não realizado e, simultaneamente, um retrato sugestivo dos bastidores e das intrigas do período entre guerras na Europa.
Com a mesma sutileza do romance, o conto "Depois do anoitecer", publicado em 2001 na revista The New Yorker, cria um ambiente de pesadelo kafkiano. Na história, um homem se confronta com o passado ao retornar ao vilarejo onde, na mocidade, desfrutou de prestígio e poder. O lugar que encontra, entretanto, revela-se movediço e ameaçador.

Código: L999-9788535904185
Código de barras: 9788535904185
Peso (kg): 0,359
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,70
Autor Kazuo Ishiguro
Editora Companhia das Letras
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 288
Ano de edição 2003
Faixa etária Padrao

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Os resíduos do dia