• Radical chique e o novo jornalismo

Radical Chique e o Novo Jornalismo reúne alguns dos principais artigos e reportagens que Tom Wolfe publicou nas décadas de 60 e 70. São textos marcados pelo estilo fulgurante e corrosivo de um dos principais cronistas da vida americana dos últimos quarenta anos.
Na primeira parte, Wolfe narra as origens e o impacto da chegada de sua geração às redações americanas, que passou a empregar técnicas de ficção para fazer reportagens mais completas, intensas e envolventes.
Em seguida, três textos clássicos desse novo gênero, rigoroso como o melhor jornalismo e saboroso como a melhor literatura: "O último herói americano", sobre corridas de stock-car; "A Garota do Ano", um perfil da socialite "descolada" Baby Jane Holzer, símbolo de um tempo em que já não era o poder que criava o estilo, mas o contrário; e "Radical Chique", que o narra o famoso encontro entre a elite endinheirada de Nova York e os ativistas negros Black Panthers.
No posfácio, o cronista Joaquim Ferreira dos Santos faz, com humor e estilo, um libelo contra "o jornalismo bege": "Se os Beatles colocaram uma colher de LSD na música, Tom Wolfe pôs um pote no jornalismo".

Código: L999-9788535906059
Código de barras: 9788535906059
Peso (kg): 0,305
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,40
Autor Tom Wolfe
Editora Companhia das Letras
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 248
Ano de edição 2005

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Radical chique e o novo jornalismo