• Trabalho e autogestão na perspectiva da comunicação

Neste livro, o autor investiga as relações de comunicação em fábricas recuperadas por trabalhadores, buscando identificar os entrelaçamentos constitutivos das atividades de comunicação e trabalho. A partir da perspectiva do materialismo histórico, o autor analisa as mudanças implementadas pela racionalização do trabalho durante todo o século XX, para responder de que maneira as mudanças na gestão e nas atividades de trabalho se refletem nessas relações de comunicação. O livro explica como se dão as relações de comunicação em uma situação onde as relações de produção já não ocorrem sob o modelo hierarquizado tradicional de empresas capitalistas, bem como de que forma a comunicação funciona no modelo autogestionado. O autor apresenta uma diferenciação entre fluxos de informação e relações de comunicação, conceito que o autor defende como mais adequado para compreender os processos comunicacionais. A investigação é conduzida a partir de uma triangulação metodológica, mapeando as atividades de trabalho no chão de fábrica a partir de métodos de observação e entrevistas com trabalhadores. Os dados são analisados na perspectiva do binômio comunicação e trabalho, partindo das condições de produção do trabalho nas fábricas e busca identificar, no discurso dos trabalhadores, as tensões e contradições do empreendimento autogestionário no atual estágio do capitalismo.

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Autor Júlio Arantes Azevedo
Editora Appris Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 265
Ano de edição 2021

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Trabalho e autogestão na perspectiva da comunicação