Ao contrário do que supões a maioria, a cabeça do eleitor brasileiro funciona de maneira lógica. Mas que lógica é essa? O que é preciso saber para avaliar uma pesquisa de opinião? O marketing de uma campanha pode ser decisivo para a escolha de um candidato? Depois de analisar, em A cabeça do brasileiro, o país como sociedade e sistema cultural, investigando o que os brasileiros pensam sobre ética, sexualidade, “jeitinho”, destino, família, punições, cor e raça, economia, política, igualdade, civismo, Alberto Almeida revela agora o que há de simples e evidente na decisão do voto.A CABEÇA DO ELEITOR é instrumento fundamental para aqueles que querem entender a dinâmica eleitoral e fazer a aposta certa nas eleições. Alberto Almeida mostra que a cabeça do eleitor funciona da mesma forma para qualquer eleição, seja ela municipal, estadual ou federal. E que governantes bem avaliados tendem a se reeleger ou a eleger seus sucessores na grande maioria das vezes. Ele revela, ainda, que o eleitor médio tem pouquíssima informação sobre o que acontece na política. E a informação que ele retém é sempre truncada e cheia de ruídos.Alberto Almeida chega a seis fatores formadores da lógica do eleitor brasileiro: a avaliação do governo; a identidade dos candidatos; o nível de lembrança dos candidatos; o currículo dos candidatos e se eles utilizam-no para mostrar ao eleitor que podem resolver o principal problema que aflige o eleitorado; o potencial de crescimento dos candidatos, que combina a rejeição de cada um deles com seu respectivo nível de conhecimento; e o fato de não ser possível contar com os apoios políticos, ou seja, popularidade e simpatia não se transferem.Uma das ferramentas mais importantes propostas por A CABEÇA DO ELEITOR, no entanto, é a avaliação. Saber se uma eleição é de continuidade ou de mudança. Que estratégia seguir uma vez obtida essa informação depende do candidato em questão. Alberto Almeida demonstra como é possível vencer uma eleição de continuidade com um candidato de oposição. Ensina como ler e utilizar as pesquisas de opinião. Além de revelar o que há de simples e evidente da decisão do voto. O resultado é uma radiografia do modus operandi do eleitor brasileiro como nunca antes se fez anteriormente. Uma ferramenta fundamental para entender o resultado de diversas eleições e tentar entender as próximas.
Código: | L051-9788501081988 |
Código de barras: | 9788501081988 |
Peso (kg): | 0,495 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,70 |
Autor | Alberto Carlos Almeida |
Editora | Record |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 308 |
Ano de edição | 2008 |
A cabeça do eleitor
Frequentemente comprados juntos
O voto do brasileiro
Um guia didático e revelador em edição bilíngue sobre o processo eleitoral brasileiro, as carências ..
R$29,99
Vendido e entregue por Leitura - MG/Contagem - Itaú Power Shopping
Paixao Por Marketing
Se você não está pensando no Cliente, você não está pensando!'Depois de assimilar as técnicas de com..
R$24,90
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
Em Busca De Sentido
O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida..
R$35,90
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
As 48 leis do poder
"O homem que tenta ser bom o tempo todo esta fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bon..
R$69,90
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
Democracia em risco?
Alguns de nossos maiores intelectuais interpretam, a quente, os novos desafios que se colocam para o..
R$79,90 R$47,47
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Pátio Savassi
A conquista da opinião pública
Em um regime democrático, os políticos são representantes da voz da opinião pública. Ou seja, são po..
R$61,90
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
A arte da guerra
O maior tratado de guerra de todos os tempos em sua versão completa em português. “A Arte da Guerra”..
R$29,00 R$19,04
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Paragem
Pesquisa criativa
Através de uma abordagem multidisciplinar, inspirada na Etnografia, nas pesquisas de comportamento d..
R$53,00
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - BH Shopping
MARKETING POLITICO PODER E IMAGEM
Apesar do seu meio século de existência, esta disciplina continua a suscitar as mais diversas interp..
R$80,00 R$66,67
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Cidade