Vivemos tempos difíceis, em que velhos fantasmas voltaram a nos assombrar. Há uma clara investida sobre os direitos sociais e humanos e a tentativa de desmantelamento de um Estado que buscava incorporar – de forma lenta – novos segmentos sociais. Diante desse quadro, a educação também se tornou alvo dessa investida. Uma educação humanista, plural e cidadã vem sendo fortemente questionada e, em seu lugar, percebemos discursos que defendem o retorno de uma visão tecnicista, excludente e segregadora, que, em nome de uma modernização do ensino e da preparação para o mercado de trabalho, se opõe claramente a seu papel libertador e cidadão. Como o atual cenário político afeta a educação brasileira? Qual o papel da educação como elemento fundamental para a construção da cidadania? Que tipo de educação queremos? Esses são alguns questionamentos que surgem quando nos incumbimos de refletir sobre a educação e os campos de disputa política dos meios às mediações. Indubitavelmente, diante do atual cenário, é imperiosa a realização de uma profunda reflexão acerca da possibilidade de enfrentamento da atual crise – que não é apenas política, mas uma crise que afeta os pilares básicos da sociedade moderna – por meio da educação. Nesse sentido, percebemos três questões basilares que procuramos analisar neste livro: a) a natureza da atual crise política; b) a necessidade de aprofundar o debate acerca do conservadorismo e do autoritarismo e; c) dilemas e perspectivas da educação na atualidade.
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Autor |
Aparecida Zuin |
Editora |
Appris Editora |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
149 |
Ano de edição |
2020 |