O sucesso de qualquer empreendimento pedagógico depende de que os estudantes estejam aptos a ler e escrever com desenvoltura, competência a ser cultivada ao longo de toda a vida escolar e que pode ser contínua e eficientemente estendida por duas vias conjugadas: a reflexão sobre a natureza simbólica da linguagem e a revelação dos efeitos de sentido de um texto com base em sua construção formal. O que move as linhas deste livro é reafirmar a importância da palavra como eixo de qualquer projeto educacional, uma vez que é na posse e no exercício da linguagem que se reconhece o traço essencial do modo humano de ser. O estudante pode dar um salto qualitativo nos planos intelectual e cultural ao compreender que, para além de sua utilidade instrumental na atividade comunicativa cotidiana, a língua que ele fala é uma forma de conhecer, de ser e de atuar no mundo. Nesse momento, a língua deixa de ser mera herança imposta aos indivíduos como membros da comunidade, e é posta a serviço de suas escolhas e de sua capacidade de criar. O ensino da língua é a ideia fixa que percorre os doze capítulos desta obra. Em cada um deles, insistimos na condição que o texto detém de objeto e objetivo do ensino da língua materna. Os capítulos 1 e 2 focalizam os percursos; os fundamentos (aspectos teórico-conceituais e metodológicos) são matéria dos capítulos 3 a 8. Os capítulos 9 a 12 são incursões no território da literatura brasileira pelo caminho da língua.
Código: |
L099-9788579341557 |
Código de barras: |
9788579341557 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
22,80 |
Largura (cm): |
23,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Autor |
Azeredo de |
Editora |
Parábola Editorial |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
200 |
Ano de edição |
2018 |