• Arte e agência

Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell inova tanto a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.

Código: L019-9788592886875
Código de barras: 9788592886875
Peso (kg): 0,450
Altura (cm): 22,70
Largura (cm): 13,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Alfred Gell
Editora Ubu Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 400
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Arte e agência

  • BROCHURA

  • Alfred Gell

  • Ubu Editora

  • Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393
  • Estoque: Disponível

  • Data de lançamento: 20/08/2018

  • Ranking dos mais vendidos:

  • #202266 em Livros

  • #2105 em Arte

Frequentemente comprados juntos

O mito da beleza
38% off

O mito da beleza

Clássico que redefiniu nossa visão a respeito da relação entre beleza e identidade feminina. O mito ..

R$64,90 R$40,21

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393

Discussão
20% off

Discussão

Da mesma cepa de Outras inquisições, Discussão, publicado originalmente em 1932, reúne artigos, ensa..

R$74,90 R$59,68

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393

Sociedade do cansaço
20% off

Sociedade do cansaço

Os efeitos colaterais do discurso motivacional, O mercado de palestras e livros motivacionais está c..

R$48,00 R$38,25

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Av. Paraná 393

Simbolismo: o seu significado e efeito

Simbolismo: o seu significado e efeito

O autor delineia aqui, de um modo acessível e sintético, o papel configurador do simbolismo na perce..

R$199,00

Vendido e entregue por Leitura - PB/JP - Manaíra Shopping

Martin heidegger
35% off

Martin heidegger

Os escritos de Heidegger estão entre os mais controversos na filosofia recente. Os conceitos centrai..

R$130,00 R$84,83

Vendido e entregue por Leitura - SP/Campinas - Galleria Shopping