Uma das questões centrais do ensino de Física na atualidade é entender como os conhecimentos são apresentados aos estudantes e quais são as possibilidades de generalização das conclusões obtidas a partir da consecução das atividades propostas. Percebemos uma grande fragmentação do saber a ser ensinado e a apresentação de teorias como uma verdade absoluta e universal, com uma discussão limitada sobre os seus limites de validade. Isso contribuiu para a construção da ideia, por parte dos estudantes, de que o conhecimento científico é composto por verdades inequívocas e válidas em qualquer contexto. No bojo dessa questão há a discussão sobre a construção de teorias científicas, da validade dos conceitos e das formas como os sujeitos se apropriam desses saberes e os utilizam em ação. Torna-se importante, então, a compreensão da construção de conceitos científicos por parte dos estudantes, identificando as produções de sentido, as representações construídas a partir das situações-problema apresentadas e a utilização, em ação, de modelos conceituais, metas, antecipações, inferências e conhecimentos. Este livro procura apresentar uma discussão no sentido de oferecer elementos para que o professor possa romper com essa situação. Além disso, temos, também, a necessária atenção voltada às práticas avaliativas na dinâmica da sala de aula.
Código: | L003-9788588325791 |
Código de barras: | 9788588325791 |
Peso (kg): | 0,158 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 0,70 |
Autor | Gabriel Dias de Carvalho Junior |
Editora | Editora Livraria da Física |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 120 |
Aula de física do planejamento à avaliacao
Frequentemente comprados juntos
Aplicações da física quântica do transistor à nanotecnologia: Coleção temas atuais de física - SBF
No presente livro são introduzidos brevemente conceitos básicos da Física Quântica e a sua utilizaçã..
R$35,00
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Boulevard Shopping