Tem 'uma pedra no meio do caminho' da aula de português: no ensino de língua portuguesa, ainda persistem práticas inadequadas e irrelevantes, não condizentes com as mais recentes concepções de língua e com os objetivos mais amplos que se pode pretender para seu ensino. Os professores não podem mais simplesmente dar as costas aos grandes avanços da investigação científica sobre a linguagem. No entanto, ainda não sabem como traduzir essas inovações em práticas pedagógicas condizentes com uma educação efetivamente formadora: 'Se não é para ensinar gramática', costumam dizer, 'então é para fazer o quê?' O livro de Irandé Antunes traz um conjunto bem articulado de respostas, que se desdobram em várias outras perguntas, que só podem ser respondidas por pessoas movidas pelo amor à investigação, provocadas pelo desejo de descobrir seus próprios caminhos, sempre conscientes de que a ciência não é a busca de uma 'verdade' a ser descoberta, e sim a construção de pontes, sempre provisórias, capazes de ajudar a gente a se mover sobre as areias movediças do mistério. Irandé Antunes concentra sua atenção em três grandes áreas críticas da educação linguística: a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua.
Código: | L095-9788588456150 |
Código de barras: | 9788588456150 |
Peso (kg): | 0,240 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 13,80 |
Espessura (cm): | 1,20 |
Autor | Antunes Irandé |
Editora | Parábola Editorial |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 184 |
Ano de edição | 2003 |
Aula de Portugues (Encontro & Interacao - Vol. 14)
Frequentemente comprados juntos
Muito Alem Da Gramatica Por Um Ensino De Linguas Sem Pedras No Caminho
Este livro traz para o debate público a questão da gramática e de seu ensino, para que as pessoas po..
R$54,50 R$51,77
Vendido e entregue por leitura.com