Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.
Código: | L999-9788575264119 |
Código de barras: | 9788575264119 |
Peso (kg): | 0,176 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 0,90 |
Autor | Maria Da Graça Costa Val |
Editora | Autêntica |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 160 |
Ano de edição | 2009 |
Avaliação do texto escolar
Frequentemente comprados juntos
Sala de aula interativa
Este livro tem como principal objetivo operar um diagnóstico do modo como a escola está atualmente e..
R$71,50 R$67,92
Vendido e entregue por leitura.com
Currículo: campo, conceito e pesquisa
Segundo Roberto Sidnei Macedo, as questões curriculares devem ser debatidas pela sociedade civil org..
R$62,00 R$47,81
Vendido e entregue por leitura.com