Por que 'Adolescências construídas'? Duas referências fundamentais servem para justificar esta proposta. Em primeiro lugar, a abordagem teórico-metodológica em que se basearam os artigos que compõem esta coletânea e, em segundo lugar, a leitura que tal abordagem permite na concepção de Adolescência. A abordagem é a Psicologia Sócio-Histórica, que entende o Homem como ativo, social e histórico. A Sociedade como produção histórica dos homens que, por meio do trabalho, produzem sua vida material. A Realidade Material como fundada em contradições que se expressem nas idéias. E a História como o movimento contraditório constante do fazer humano. A concepção de adolescência a partir desta abordagem entende que o jovem não é algo 'por natureza'. Como parceiro social, está ali, com suas características, que são interpretadas nessas relações, tem então um modelo para sua construção pessoal. Construídas as significações sociais, os jovens têm então a referência para a construção de sua identidade e os elementos para a conversão do social em individual.

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Autor SERGIO OZELLA
Editora CORTEZ
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 352
Ano de edição 2003
Faixa etária Padrao

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Adolescencias Construidas A Visao Da Psicologia Socio