• Contextualização e argumentação no ensino de química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire

Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 - 01 Promob/Fapitec/Capes.

Código: L999-9786555631494
Código de barras: 9786555631494
Peso (kg): 0,264
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00
Autor Maísa Pereira Botelho
Editora Editora Livraria da Física
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 144

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Contextualização e argumentação no ensino de química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire