• A cruzada das crianças

O livro retrata a infância na produção literária de quatro importantes intelectuais latino-americanos: José Martí, Horacio Quiroga, Mário de Andrade e Clarice Lispector.
Com base em uma diversificada gama de textos, selecionados de vários âmbitos do mundo impresso – revistas, jornais, textos pedagógicos, livros destinados a adultos, jovens e crianças –, a autora tece reflexões sobre como os intelectuais estudados utilizavam-se da infância para analisar as sociedades onde viviam, suas desigualdades e exclusões.
A infância, em suas produções, torna-se presente também ao nível da linguagem, ao recapearem as palavras, fazendo surgir novos significados.
Além da variedade documental, temos um estendido recorte temporal, pois a autora percorre desde as últimas décadas do século XIX até a década de 1970, oferecendo-nos uma visão ampla e detalhada de como a infância foi representada na produção literária latino-americana.
Resultado de tese de doutorado defendida na Universidade de Princeton, originalmente publicada em espanhol em 2018, esta edição em português conta com um último capítulo inédito, no qual analisam-se as práticas culturais e as políticas públicas latino-americanas voltadas para a preservação e a manutenção da saúde na infância.

Código: L999-9786557081525
Código de barras: 9786557081525
Peso (kg): 0,450
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Alejandra J. Josiowicz
Editora Editora Fiocruz
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 294

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A cruzada das crianças