• De costa a costa

A escravidão moderna tem merecido grande atenção dos historiadores por seus efeitos duradouros na África, América e Europa, e por suas implicações contemporâneas nas relações sociais.
Neste livro, Jaime Rodrigues discute um dos aspectos mais importantes da escravidão ocidental moderna: o tráfico de africanos, entendido a partir da história social. Jaime percorre a rota que ligava Angola ao Rio de Janeiro, do final do século XVIII até meados do século XIX, e analisa os mecanismos, os agentes sociais e os sujeitos do processo de escravidão, refazendo o trajeto dos escravos do momento em que eles eram capturados no interior de seu continente até a chegada ao Brasil.
O resultado é uma ampla avaliação do significado dessa experiência para os milhões de africanos que trilharam esse caminho, por terra e pelo mar. São abordados temas como a captura e a venda dos negros na África, as relações sociais que se estabeleciam a bordo dos navios, o tipo de alimentação e as doenças que acometiam os africanos escravizados e os primeiros contatos com a nova terra. O autor se debruça também sobre as negociações e os intermediários que impulsionavam o tráfico, dando nova luz à cruel dinâmica do comércio negreiro.

Código: L999-9788535906684
Código de barras: 9788535906684
Peso (kg): 0,685
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,10
Autor Jaime Rodrigues
Editora Companhia das Letras
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 440
Ano de edição 2005

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

De costa a costa