DO SACRADO AO SANTO - CINCO INTERPRETAÇÕES TALMÚDICAS, originalmente publicado em 1977, é um dos mais importantes trabalhos do filósofo francês Emmanuel Levinas, considerado por muitos sua obra definitiva. Composto por cinco lições, reunidas em conferências organizadas pela seção francesa do Congresso Judeu Mundial, entre os anos 1969 e 1975, o livro apresenta Levinas no auge de sua criatividade. A síntese perfeita de um escritor marcado pela fenomenologia husserliana e que baseia sua reflexão na relação com o Outro, o respeito à sua identidade e à sua alteridade. Levinas fez parte de uma renovação do pensamento judaico depois do Holocausto e usa, em DO SACRADO AO SANTO - CINCO INTERPRETAÇÕES TALMÚDICAS, o Talmude como alegoria para a interpretação de diversos problemas da vida moderna. O Talmude é uma vasta compilação de comentários sobre as leis judaicas, onde se registram os ensinamentos das grandes escolas rabínicas dos primeiros séculos de nossa era. Divide-se em duas partes: Mishna, codificação da lei oral desenvolvida nos ensinamentos tradicionais dos rabinos, e Guemara, comentário da Mishna escrito em aramaico. O que Levinas faz é interrogar esses textos da sabedoria judaica à luz dos problemas modernos, sempre contrapondo Mishna e Guemara. Na primeira das lições, o autor traz o Texto do tratado de baba metsia, onde analisa o judaísmo e sua revolução. A segunda parte do livro expõe o Texto do Talmude da Babilônia/Tratado de Nazir, sobre a juventude de Israel. Na terceira lição - o Tratado do Sinédrio -, Levinas se volta para a dessacralização. A quarta lição, batizada de A' Tratado de Berakot, o autor discursa sobre a questão da mulher na nova ordem mundial. A quinta e última lição, baba kama, é sobre os prejuízos causados pelo fogo. Uma metáfora sobre os males da guerra.A obra do Talmude se presta tão perfeitamente a este fim, por conter não apenas pensamento mas também identidade para Levinas. Por um lado, suas representações podem ser transpostas para outra linguagem de modo que delas se 'desprenda sentido independente de qualquer catecismo', nas palavras do próprio autor. Por outro, a identidade - humana e particular - é matéria-prima em seu questionamento metafísico sobre o significado do outro. Emmanuel Levinas (1906-1995), filósofo e estudioso do Talmude - uma das mais importantes obras do judaísmo e considerada a interpretação autêntica do Torá (cinco primeiros livros da Bíblia hebraica) -, nasceu em Kaunas, Lituânia, em 1906, mas se naturalizou francês na década de 30. Em 1923, começou a estudar filosofia na Strasbourg University, onde conheceu Charles Blondel, Maurice Halbwachs, Maurice Pradines e Henri Carteron. Foi também durante seus anos de estudante que Levinas formou um duradouro laço de amizade com Maurice Blanchot. Em 1928, ingressou na Freiburg University para especialização em fenomenologia com Edmund Husserl. Lá, conhece Martin Heidegger, que teve grande influência em seu modo de pensar.O respeito de Levinas por ambos fica evidente em suas três maiores publicações: The Theory of Intuition in Husserl''s Phenomenology (1930), Existence and Existents (1947) e En Découvrant lÉxistence avec Husserl et Heidegger (1949). Na França, Levinas foi aclamado como o herdeiro das idéias de Husserl e conquistou o respeito de Jean-Paul Sartre, entre outros. Após a Segunda Guerra Mundial, a qual passou em cativeiro, Levinas freqüentou os mesmo círculos de intelectuais, como Gabriel Marcel e Jane Wahl. Foi na década de 50 que Levinas começou a desenvolver uma nova ética na filosofia, diferente da neutralidade tradicional da Ontologia. A questão central em seu trabalho afirma que o Outro não é compreendido e conhecido como tal. Sua contribuição para o debate sobre o hermetismo do discurso metafísico o fez um dos mais importantes filósofos de nossa era. Levinas morreu em Paris, no dia 25 de dezembro de 1995. '

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Autor EMMANUEL LEVINAS
Editora CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 208
Ano de edição 2001
Faixa etária Padrao

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