• Sistemas numéricos: conhecimentos matemáticos de povos indígenas do Alto Rio Negro

Índio faz ciência? E matemática? Como são construídos os objetos utilizados no cotidiano indígena? Como são elaborados os medicamentos naturais? Dentre essas e outras questões nos levaram ao desenvolvimento da pesquisa descrita no livro Sistemas Numéricos: construção do conhecimento matemático de povos indígenas do Alto Rio Negro. Com respostas às indagações, o livro traz junto uma proposta na perspectiva de educação intercultural com o intuito de mostrar que os povos indígenas têm maneiras próprias de saber-fazer, de aprender e de ensinar matemática. Os sistemas numéricos ultrapassam sistematizações daquelas que estamos acostumados, ou seja, limitados ao conhecimento ocidental repassado na escola do não índio.O município de São Gabriel no Amazonas localizado na região do Alto Rio Negro possui mais de 20 etnias com suas variadas línguas e costumes. Certamente que isso é um detalhe estimulador à pesquisa. O livro é um resgate de informações sobre as ciências desenvolvidas pelos nativos dessa região. Mas, a relevância está na realização de comparações dos sistemas numéricos com etnias de outras regiões do Brasil e as etnias Tariano, Baniwa e Maku do noroeste do Amazonas. O intuito dessa obra é colaborar com estudiosos que buscam conhecer acerca da ciência indígena, com os professores indígenas e não indígenas da região amazônica, com os acadêmicos e com os pesquisadores da educação matemática e matemática indígenas e demais interessados em fazer uma leitura dinâmica e interessante acrescendo um pouco mais sobre o conhecimento da questão.

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Autor Rejane Maria Caldas Freitas
Editora Appris Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 121
Ano de edição 2020

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Sistemas numéricos: conhecimentos matemáticos de povos indígenas do Alto Rio Negro