• Pavimentos De Concreto Para Trafego De Maquinas Ultrapesadas

Esse livro está dividido em 7 capítulos e destina-se aos estudantes e profissionais da área de Engenharia Civil que se dedicam às áreas de Pavimentos Rígidos de Concreto Armado e de Controle Tecnológico do Concreto. No Capítulo inicial são apresentados todos os materiais constituintes do concreto, abordando aspectos relacionados à composição, propriedades físico-químicas, especificações e aplicações de cada tipo de cimento, além de propriedades, índices de qualidade, constantes físicas e definição de granulometria de agregados aplicados exclusivamente para camadas de pavimentos. O Capítulo 2 é dedicado a todo um estudo voltado ao Controle Tecnológico do Concreto, onde são apresentados: classificações, propriedades do concreto nos estados fresco e endurecido, estudos que tornam o concreto mais resistente e durável e um exemplo de dosagem completa do concreto que leva em consideração o desvio padrão, a classe de cimento, o f a/c, o fck, o fcj, o diâmetro da brita, o Slump, etc., de modo a permitir que tanto o estudante como o profissional possam dominar o estudo do concreto. O Capítulo 3 dedica-se à estrutura do pavimento, especificando os materiais empregados para cada camada (de base, sub-base, reforço de subleito e subleito), descrevendo as especificações que cada material deve apresentar, abordando aspectos relacionados à compactação (Energia Proctor, CBR, Módulo de Resiliência, tipos de equipamentos e número de passadas a serem aplicadas e umidade ótima). O Capítulo 4 inicia a abordagem do cálculo do pavimento rígido de concreto armado, descrevendo diversos métodos de cálculo utilizados, levando em consideração a importância do raio de rigidez e mostrando como encontrar o valor da reação máxima de uma patola de guindaste a ser aplicada sobre um pavimento. As aplicações completas destes métodos passo a passo serão dadas nos Capítulos 6 e 7, em modelos de casos reais. O Capítulo 5 esclarece diversos cuidados relacionados ao projeto que quando seguidos podem evitar o surgimento de diversas anomalias. Este capítulo também descreve: os tipos de juntas, o cálculo da espessura de uma junta e o da barra de transferência, além de abordar diversas evidências de anomalias registradas em casos reais de pavimentos de concreto armado, devido a falhas de projetos, especificações do concreto e dimensionamento ineficaz. O Capítulo 6 descreve o passo-a-passo de todo o cálculo e dimensionamento, feito para um projeto de pavimento rígido de concreto armado de um caso real submetido aos esforços solicitantes de um guindaste pneumático, dotado de patolas com massa total de 420 tf e capacidade máxima de 250 tf. Este pavimento foi executado há 5 anos e não apresenta qualquer tipo de anomalia (fissura, trinca etc.), sendo elogiado pelos operadores dos guindastes que se sentem seguros/confiantes ao trafegarem sobre o mesmo. O Capítulo 7 já descreve toda a metodologia de cálculo e dimensionamento aplicado, a um projeto de pavimento rígido de concreto armado que se encontra em execução, e que será submetido aos esforços de um guindaste dotado de esteiras de aço, com massa total de 490 tf e capacidade máxima de 280 tf.

Código: L999-9788572662758
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Autor JARY DE XEREZ NETO
Editora PINI
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 168
Ano de edição 2013
Faixa etária

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