De acordo com o Censo da Educação Superior de 2013, publicado pelo INEP/MEC, o Brasil tem 769.889 alunos matriculados no curso de Direito, o equivalente a 10,23% do total de alunos matriculados no ensino superior no Brasil. Esses dados antecipam a relevância da análise sobre o que é o curso de Direito hoje perfil do egresso, conteúdo ministrado em sala de aula, papel do operador do Direito e o impacto do número de concluintes na relação entre Direito e sociedade. Contudo, os números também demonstram o impacto em controvérsias complexas do campo jurídico. Muito se discute sobre o ensino do Direito no Brasil. Qual é a melhor estratégia para alcançar o comprometimento desses 769.889 estudantes que optam pelo curso? Como encontrar a conexão entre o conhecimento reflexivo e as exigências do mercado e dos concursos públicos, tão almejados por esses mesmos alunos? Como conciliar teoria e prática? Qual é o perfi l do egresso que se espera em uma sociedade cada vez mais "judicializada"? Como está a pesquisa acadêmica no campo jurídico diante dessas mesmas tensões? Essas são algumas das principais inquietações do grupo de professores desta obra. Para eles o desafio perpassa novas técnicas de ensino, que ultrapassem o ensino "bancário", com propostas que incluem as competências e habilidades, a discussão em grupo, a problematização, as técnicas autocompositivas, o caráter "formativo" do Direito na promoção da cidadania, a integração com a tecnologia, o papel das normas abertas, além da discussão sobre a pesquisa em Direito.Portanto, a proposta da obra é refletir sobre o ensino do Direito sob uma perspectiva crítica, introduzindo possibilidades para um ensino mais próximo da realidade vivenciada pelo aluno e pelo futuro operador do Direito.
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Autor |
Larissa Tenfen Silva |
Editora |
Saraiva Jur |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
336 |
Ano de edição |
2015 |