O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem acentuando a tendência de transformar produtos em serviços, resultando em novos modelos de negócios e de novas trajetórias de inovação centradas no conhecimento, inovação e compartilhamento de informações. A transformação de produtos em serviços tem provocado a reestruturação de cadeias produtivas e transferido o foco dinâmico dos elos relacionados à produção para aqueles vinculados a atividades intensivas em conhecimentos como P&D, serviços técnicos, marketing digital e relacionamento com clientes. Observa-se também o crescimento de atividades relacionadas a serviços no âmbito da produção industrial. Tais mudanças vêm abrindo caminho para inovações disruptivas em modelos de negócios baseadas no princípio de compartilhamento, uma forma híbrida entre possuir e usar. Inovações disruptivas criam novos mercados e redes de valor, substituem tecnologias existentes e podem destruir modelos de negócios assentados em tecnologias consolidadas cujos processos operacionais já foram otimizados pelo aprendizado cumulativo. O modelo de compartilhamento inova ao vender desempenho ao invés de produtos, focalizando no que é essencial e imediato para o usuário. Sua grande vantagem é reutilizar módulos, promover a desintermediação e aproveitar a capacidade ociosa existente em diferentes ativos para atender necessidades dos consumidores com menor necessidade de novos investimentos. O livro tem apoia o estudo das inovações em serviços e da economia do compartilhamento em cursos de graduação e pós-graduação em Economia, Administração, Engenharia, Direito, Desenho Industrial e áreas interdisciplinares. Visa também dar suporte a pesquisadores, empreendedores e investidores que desenvolvem novos modelos de negócios baseados em serviços. Os autores são profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, que buscam utilizar um referencial teórico comum e oferecer uma visão interdisciplinar sobre inovação em serviços voltados para o caso brasileiro. Visa mostrar como a evolução tecnológica abre oportunidades para a inovação em serviços e em modelos organizacionais, explorar o processo de aprendizado cooperativo em redes, entender alternativas de monetização de serviços digitais e avaliar como as TIC vem sendo utilizadas para promover a inovação e a competitividade em diferentes áreas da atividade econômica incluindo os setores bancário e financeiro, educação, saúde, turismo e serviços culturais.
Código: | L037-9788571440418 |
Código de barras: | 9788571440418 |
Peso (kg): | 0,540 |
Altura (cm): | 24,00 |
Largura (cm): | 17,00 |
Espessura (cm): | 1,80 |
Autor | Paulo Bastos/ Pinheiro Tigre |
Editora | SARAIVA |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 344 |
Ano de edição | 2019 |
Faixa etária |
Inovação Em Serviços E A Economia Do Compartilhamento
Frequentemente comprados juntos
Pássaros do Brasil
Tratado sobre a diversidade de espécies de pássaros brasileiras. O autor dividiu as espécies em dois..
R$10,00
Vendido e entregue por Leitura - GO/Goiânia - Goiânia Shopping
Economia de empresas
O objetivo deste livro é proporcionar as ferramentas analíticas e a teoria gerencial essenciais para..
R$169,98
Vendido e entregue por Leitura - GO/Goiânia - Goiânia Shopping
Misbehaving
VENCEDOR DO NOBEL DE ECONOMIA PUBLICA SUA OBRA MAIS FUNDAMENTAL Um dos pais-fundadores da economia ..
R$79,90
Vendido e entregue por Leitura - SP/Campinas - Campinas Shopping
Aplicando a Quarta Revolução Industrial
A nova revolução tecnológica está reformulando a economia global e as sociedades como um todo. Os si..
R$79,90 R$62,54
Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Paragem
Automatize tarefas maçantes com Python
APRENDA PYTHON. FAÇA O QUE TEM DE SER FEITO. Se você já passou horas renomeando arquivos ou atual..
R$139,00
Vendido e entregue por Leitura - SP/Campinas - Campinas Shopping