As crianças utilizam informações objetivas para aprender, mas também usam preferencialmente a brincadeira e os jogos de faz-de-conta, muitas vezes falando alto para ampliar seus conhecimentos a partir de um jogo entre a novidade que está sendo apresentada e o que já conhecem.O trabalho está dividido em quatro capítulos: no primeiro, vamos considerar as contribuições dos estudos em desenvolvimento humano para a construção, pela mediação do professor, do novo aprendizado. No segundo capítulo, tratamos da zona de desenvolvimento proximal como o lugar em que você ou quem acompanha a criança aprendem sobre ela, sobre os modos em que ela utiliza o conhecimento, sobre as estratégias que já aprendeu. No 3º capítulo, consideramos o processo de letramento em relação às práticas de cultura e a utilização desses conhecimentos em sala de aula para direcionar o aprendizado da leitura e da escrita, considerando o que as crianças estão construindo a partir das respostas que dão e dos comentários que fazem. No 4º capítulo, discutiremos o processo de avaliação da alfabetização, considerando a proposta da política pública, o projeto político-pedagógico da escola, os objetivos que são traçados para a alfabetização e para o ensino-aprendizado de crianças de 6 anos.
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Autor |
Barbato Bonaccorsi |
Editora |
Parábola Editorial |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
120 |
Ano de edição |
2008 |