O presente texto utiliza uma linguagem simples e prática para guiar o leitor pelo mundo da mente de crianças e pessoas com TEA severo e moderado. Os autores apresentam atividades extremamente práticas para desenvolver os seguintes aspectos: Estimulação de formatos básicos de interação. Estimulação para desenvolver atuação compartilhada (joint action). Estimulação para desenvolver ação conjunta (joint attention). Estimulação para desenvolver brincadeira social e de faz de conta. Desenvolvimento da comunicação não verbal. Desenvolvimento das primeiras palavras. Desenvolvimento da imitação. Desenvolvimento da estrutura básica da interação social. Estimulação dos processos psicológicos básicos para a interação social. Estratégias avaliativas da comunicação não verbal. Estratégias para o controle de problemas de comportamento. Estimulação do desenvolvimento emocional, da empatia e do altruísmo. As atividades apresentadas têm sido aplicadas por milhares de famílias durante os últimos 20 anos, ajudando a utilizar as rotinas cotidianas e o tempo e as situações naturais do convívio familiar, facilitando os processos de estimulação comunicativa de crianças com TEA e melhorando a qualidade de vida familiar. O texto se complementa com as anedotas e as reflexões de uma mãe e um pai em permanente aprendizagem do que significa viver com uma pessoa com TEA, convivendo com um estilo diferente de viver, com desafios, dúvidas, questionamentos e avanços cotidianos que orientam a valorar as coisas mais importantes de serem pais de uma pessoa com TEA (ou qualquer outro transtorno) e de aceitar amorosamente a diferença. O modelo de intervenção comunicativa descrito neste livro foi especificamente desenvolvido para ser ensinado não somente a profissionais da área dos TEA Transtornos do Espectro Autista, transtornos do desenvolvimento e transtornos da comunicação e da linguagem mas também às famílias. Nos últimos anos, os autores têm aplicado o sistema de coaching familiar, ensinando aos pais e demais membros das famílias como estimular o desenvolvimento comunicativo, cognitivo e o controle emocional de crianças com autismo severo, moderado e leve e outros casos de patologias que afetam a comunicação e a interação social (síndrome de Down, Angelman, X Frágil etc.). O enfoque tem fundamentos na Neurociência da linguagem e da comunicação, na linguística cognitiva e na própria experiência dos autores como pais de um menino com TEA severo. As estratégias e atividades apresentadas foram desenvolvidas para facilitar o convívio das famílias com seus filhos com TEA, usando materiais simples, utilizando as rotinas do cotidiano, tanto em casa quanto na escola. O enfoque de ACME forma parte de uma série de pesquisas que está sendo desenvolvida por diferentes universidades no Chile e de programas de mestrado em TEA, sendo utilizada por clínicos, professores e famílias em geral.
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Autor | Miguel Antonio Higuera |
Editora | WAK |
Idioma | PORTUGUES |
Encadernação | BROCHURA |
Páginas | 224 |
Ano de edição | 2018 |
Faixa etária |
Intervenção em Autismo. O Modelo de Atenção Conjunta e Modulação Emocional (Acme)
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