• João Miguel

João Miguel é o segundo romance escrito por Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões.
 
Tristão de Athayde considerava João Miguel o melhor dos quatro romances da primeira fase de Rachel de Queiroz. É o drama da prisão. Ainda é um romance profundamente rural, como O Quinze. Um crime e uma absolvição. E entre eles uma traição, uma traição de amor. Em João Miguel a autora se revela a grande mestra na arte de criar personagens vivas, um João Miguel a tomar consciência do seu crime, uma Salu, um seu Doca, uma Angélica. A obra se liberta da sua própria autora e vive por si.
João Miguel é um homem comum. A psicologia do preso é analisada com argúcia por Rachel. A mulher o abandona. Ele se vê só diante do destino que o perturba. Zé Milagreiro, que está preso na mesma cadeia, mata o tempo a fazer ex-votos, milagres de madeira, que são encomendados por gente que deseja pagar promessas. A angústia da prisão, a tensão de João Miguel, treme nestas páginas. O trabalho reequilibra o preso. E com a mão assassina ele vai compondo os seus trabalhos manuais com a fibra de carnaúba.
João Miguel é o romance da frustração e da espera angustiada. É um romance social, com um penetrante aprofundamento de análise psicológica. Rachel recria a vida de uma prisão numa pequena cidade do interior. Há uma mistura de fatalismo, de acaso, de injustiça social, neste romance que é o romance da solidão humana e, ao mesmo tempo, uma denúncia e um protesto.

Código: L999-9786558470809
Código de barras: 9786558470809
Peso (kg): 0,220
Altura (cm): 20,50
Largura (cm): 13,50
Espessura (cm): 0,90
Autor Rachel de Queiroz
Editora José Olympio
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 160
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
20% off

João Miguel

  • R$49,90
  • R$39,92


Opções de Compra