Como pensar as relações entre literatura e escola em tempos como os nossos?É possível (e mais: é desejável) potencializar a literatura na formação de crianças e jovens, pela via educacional? Que mudanças são necessárias? O que sabemos, podemos e queremos em relação às práticas escolares atinentes à literatura? Qual o papel da literatura na educação e, particularmente, na escola? Nas últimas quatro décadas, tem havido intensa discussão sobre literatura e educação e uma crítica ferrenha às práticas escolares de (não)leituras literárias. Ao contrário do ensino de língua — que, aos poucos, vai se renovando —, a literatura na escola resiste às mudanças e se vê relegada a lugar secundário e sem força na formação das crianças, dos adolescentes e dos jovens. Com o refinamento das novas tecnologias e a adesão dos estudantes a elas, reforçam-se algumas problemáticas a partir das quais se tornou premente reunir neste livro professores e pesquisadores para pensar a respeito de: O que se ensinaria se de fato se “ensinasse literatura”? O que se ensina hoje na escola quando se ensina literatura, tendo como premissa que, quando dizemos “literatura”, estamos pensando no texto literário e não em outra coisa — como simulacros, resumos, história da literatura, estilos de época, conjunto de obras etc.?
Código: |
L044-9788579340642 |
Código de barras: |
9788579340642 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
22,80 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,20 |
Autor |
Dalvi Amélia |
Editora |
Parábola Editorial |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
168 |
Ano de edição |
2013 |