• Reportagem orientada pelo clique: o critério de audiência na notícia on-line

O livro Reportagem orientada pelo clique analisa o impacto que o conhecimento dos hábitos de consumo exerce sobre a prática do ciberjornalismo, mais especificamente quais os desdobramentos do acompanhamento de dados da audiêcia na escolha de pautas e na seleção de destaques nas homepages editoriais de sites e portais de notícias. A fragmentação da produção e do consumo de notícias na internet desencadeia a necessidade de mais e melhores processos de aferição de métricas de audiêcia para balizar o trabalho jornalístico. Essa nova competêcia na rotina profissional – que emerge da expansão dos cruzamentos de dados em rede (big data) associada à complexificação dos sistemas publicadores e de ferramentas de métricas – permite ao jornalista acompanhar a trajetória da produção noticiosa tanto em quantidade de acessos quanto em engajamento do público. Com base em estudo realizado com 200 manchetes dos sites G1 e UOL Notícias, a obra relaciona quais os critérios de noticiabilidade mais utilizados pelas redações contemporâneas e como essa utilização relaciona-se com aquilo que se publica nas páginas de entrada de sites e portais nacionais. Dessa forma, o conteúdo do livro é de interesse de professores e estudantes de Comunicação Digital, especialmente, mas também traz importantes insights para profissionais das mídias eletrônicas em geral.

Código: L999-9788547322199
Código de barras: 9788547322199
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,90
Autor Ricardo Fotios
Editora Appris Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 147
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Reportagem orientada pelo clique: o critério de audiência na notícia on-line