Após a II Guerra Mundial, as comunicações de massa se tornaram matéria de estudo universitário e motivo para a formação de profissionais em todo o mundo com base em esquemas teóricos e modelos institucionais que se originaram dos Estados Unidos.
O presente trabalho revela ao leitor de língua portuguesa a forma como, antes disso, os acadêmicos alemães começaram a desenvolver com o nome de “publicística” um outro, vasto e original projeto científico para analisar e entender os meios e processos de circulação das ideias nos espaços públicos da sociedade.
Adotando perspectiva de síntese, a obra representa contribuição original aos estudos feitos na área, que poderá, também, ser de interesse para os que procuram saber sobre a história das ideias e para o leitor com variedade de interesses intelectuais.
A Alemanha era, por volta de 1900, o centro de onde irradiavam as principais ideias sobre o que, por influência francesa, chamamos de ciências humanas. O surgimento da imprensa de massas e os avanços nos meios de comunicação ocorridos à época ofereceram à sua comunidade intelectual oportunidade de salto para nova área de conhecimento.
Apareceu primeiro a proposta de se desenvolver, sob o nome de ciência do jornal, o estudo acadêmico do fenômeno notícia. A constatação de que seu significado mais essencial coincide com o de mensagem aberta de interesse geral motivou, em seguida, os que também desejavam estudar a história e influência social daqueles meios a redimensioná-la como ciência da comunicação pública.
Síntese de história da Publicística nos relata em poucas páginas, mas com objetividade e clareza de redação, como este saber surgiu e de que forma a respectiva disciplina se desenvolveu, até perder sua identidade, quando os alemães passaram a seguir os princípios teóricos e modelos de pesquisa em comunicação oriundos dos Estados Unidos.
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Autor |
Rüdiger Francisco |
Editora |
Insular |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
192 |
Ano de edição |
2019 |
Faixa etária |
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