• Jacob do Bandolim - Um coração que chora

Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, tinha um segredo que não mediu esforços para esconder ao longo dos seus breves, porém intensos, 51 anos de vida: o fato de ser filho de uma ex-prostituta e cafetina judia polonesa que atuava no boêmio bairro da Lapa. Isso fez com que o futuro gênio do choro crescesse em um ambiente pouco recomendado do ponto de vista moral, além de criado por uma mãe opressora. Não impediu, no entanto, que ele tivesse uma existência no extremo oposto, irrepreensível como escrivão criminal e uma das mais impressionantes carreiras da história da MPB.

Temperamental, irascível, implicante, de uma sinceridade que muitas vezes lhe trazia problemas irremediáveis, desafetos e inimigos, perfeccionista em seus ensaios e nos discos que gravava, o mulherengo Jacob foi um talento raro que viveu intensamente cada segundo. Dizia que as cordas do seu bandolim não eram de aço, mas feitas das fibras do seu coração. O mesmo órgão que o matou, aliás, ajudado pelo comportamento passional e emotivo 24 horas por dia, e que fez dele um dos personagens mais intensos e interessantes da música brasileira. Em paralelo a uma vida tão intensa, Jacob deixou uma obra singular, irretocável na história do choro.
Tudo isso está contado em detalhes nesta biografia indispensável.

O DRAMA DE JACOB DO BANDOLIM, FILHO DE UMA PROSTITUTA JUDIA QUE SE TORNOU O MAIOR COMPOSITOR DE CHORO DE TODOS TEMPOS

Filho único de um farmacêutico cinquentão e solteiro de uma chique rua do Rio de Janeiro com uma prostituta polaca judia da Lapa, o músico e compositor Jacob Pick Bittencourt teve uma infância terrível, marcada por uma série de contradições. Em meio a homens de má índole que procuravam o prostíbulo de sua mãe em busca de prazer, ficava boa parte do tempo trancado no quarto, alvo da repressão materna e de um bairro violento. Entre gritos e sussurros, não tinha amigos e apanhava dos meninos da rua. Traumas que moldariam a vida do artista para sempre.

Esse é apenas o ponto de partida de sua biografia, escrita por Gonçalo Junior, autor de obras sobre as vidas de Rubem Alves, Assis Valente, Evaldo Braga, Carlos Zéfiro, Milo Manara e O Bandido da Luz Vermelha, entre outros. Conheça as polêmicas de Jacob contra a bossa nova, a jovem guarda e o tropicalismo, o drama familiar com a hemofilia do filho e a calúnia de Gilberto Gil contra o autor de clássicos como Doce de Coco e Noites Carioca. Um livro que vai fazer você rir e chorar com o explosivo Jacob.

Código: L999-9786500061291
Código de barras: 9786500061291
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 4,00
Autor Junior Gonçalo
Editora Noir
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 672
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Jacob do Bandolim - Um coração que chora

  • BROCHURA

  • Junior Gonçalo

  • Noir

  • Vendido e entregue por leitura.com
  • Estoque: Pré venda

  • Data de lançamento: 10/12/2020