• Elite econômica e política

Neste livro, Liana Coll nos fala da relação entre elites econômicas e o Estado brasileiro através da filantropia empresarial. A autora atualiza o tema com a inclusão do debate sobre a crescente conversão de poder econômico em poder político no modelo neoliberal e suas nefastas consequências para a democracia. A investigação da atuação da OSCIP Comunitas, em especial sua parceria com o município de Pelotas (RS), apresenta importantes resultados. Destaque para a preocupante capacidade de agência que a Comunitas possui sobre o Poder Executivo municipal, com a consequente perda de soberania popular nas decisões públicas. Como bem coloca a autora, a filantropia estratégica se impõe como um “governo dentro de governo”. Enfim, trata-se de um livro imprescindível para pensar as estratégias de colonização do Estado pelo mercado.

Rosângela Schulz – professora do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

A literatura da participação social no Brasil avançou muito nas últimas décadas e é hoje uma referência no debate internacional. Aliando a qualidade teórica ao rigor metodológico, essa produção tem escrutinado os vários sentidos e resultados da participação social na produção das políticas públicas, oferecendo importantes contribuições tanto para acadêmicos, quanto para gestores e ativistas.

Contudo, nota-se nesta literatura uma importante lacuna: uma vez que o foco predominante tem sido a relação entre Estado e sociedade civil, pouco se discute o papel do mercado, um ator político central nos processos de produção e implementação das políticas públicas nas democracias contemporâneas.

O livro “Elite econômica e política: a filantropia empresarial como forma de constituir um governo dentro do governo” vem suprir essa lacuna, oferecendo uma importante contribuição para o debate.

Amparada por uma sólida pesquisa empírica e amplo conhecimento da literatura, Liana Coll descortina como a filantropia empresarial posiciona o alto empresariado brasileiro como um “governo dentro do governo” com poder para compartilhar a direção da política pública. Nas palavras da autora: ‘a ideia de “governo dentro de governo’ é formulada, na tentativa de sinalizar que as elites econômicas, sem serem eleitas (…) compartilham o governo junto ao Poder Executivo, onde inserem suas próprias definições de interesse público”. O caso em tela é a articulação das elites econômicas em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), a Comunitas e sua atuação junto ao poder público da cidade de Pelotas.

Com esse estudo de caso, Liana Coll propõe uma análise altamente instigante e urgente para o campo de estudos da participação e das políticas públicas. Uma leitura obrigatória

Luciana Tatagiba – professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Código: L999-9786586823851
Código de barras: 9786586823851
Peso (kg): 0,242
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00
Autor Coll Liana
Editora Telha
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 164
Ano de edição 2021
Faixa etária

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Elite econômica e política

  • BROCHURA

  • Coll Liana

  • Telha

  • Vendido e entregue por leitura.com
  • Estoque: Disponível