• A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica

Como o título já sugere, o ensaio anuncia as mudanças operadas pela modernidade - o advento da fotografia e do cinema - e as transformações trazidas pela técnica empregada nestes dois campos - mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe o que Benjamin chamou de ''''aura'''', ou seja, aquela característica que a torna única, a experiência da contemplação ''''aqui e agora''''. Para além do artístico, o autor revela as consequências dessa revolução para os campos social e político. O texto foi publicado pela primeira vez em 1936, em francês, na revista do Instituto de Pesquisas Sociais, ponto de convergência de um grupo de pensadores que daria origem à Escola de Frankfurt. Teria ainda outras três versões, todas póstumas. Somente nos anos 80 veio a público a segunda versão, que aqui apresentamos. Com notas e variantes, esta edição oferece, pela primeira vez em língua portuguesa, uma visão global das quatro versões existentes deste que é um dos textos fundamentais para se compreender as mudanças sociais e políticas do século XX, cujos ecos continuam a se estender nas reflexões contemporâneas.

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Autor Benjamin Walter
Editora L&PM
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 160
Ano de edição 2014

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A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica