• Um Grande Dia para as Escritoras

Um livro que celebra as mulheres brasileiras que escrevem.

São 53 fotografias reunindo mais de 2300 escritoras brasileiras em diversas cidades do Brasil e também do exterior. O livro é um registro coletivo do movimento Um Grande Dia para as Escritoras, que se alastrou pelo país a partir de junho de 2022 convocando as escritoras de todo o país a se apresentarem e se juntarem em imagens históricas. A ideia do projeto nasceu inspirada pela foto Um Grande Dia no Harlem, quando, em 1958, a convite da revista Esquire, o fotógrafo Art Kane resolveu registrar a efervescência da cena do jazz estadunidense convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto. Cinquenta e sete músicos apareceram, dando origem a uma imagem que se tornou emblemática, um registro histórico da era de ouro do jazz. Olhando a imagem, a escritora Giovana Madalosso pensou: por que não fazer o mesmo com as escritoras do Brasil?

A proposta movimentou cerca de 50 cidades brasileiras, entre as quais Macapá, Goiânia, Cuiabá, Arcoverde e Bodocó (PE), Itajaí (SC) e Rio Grande (RS), há também registros feitos no exterior, caso de Lisboa, Londres, Zurique e até Tallin, na Estônia, e Jujuy, na Argentina. Algumas cidades também tiveram mais de uma foto, caso de São Paulo, em que escritoras negras tiveram a iniciativa de fazer um registro no bairro do Bixiga. No Rio de Janeiro, houve também um segundo registro, no Theatro Municipal, com a presença da escritora Eliana Alves Cruz parte de um grupo de escritoras negras da cidade. No Rio de Janeiro, houve ainda uma imagem feita na comunidade da Rocinha.

O livro, organizado coletivamente, traz depoimentos de escritoras de todas as cidades – incluindo Eliana Alves Cruz, Cida Pedrosa, o coletivo Flores de Baobá, Nara Vidal, Beatriz Borges, Cristiana Rodrigues, Aline Cardoso, Lívia Machado, Lulza Mussnich, Paula Gicovate, Karine Vasconcelos, entre outras – e textos das organizadoras e escritoras Giovana Madalosso, Paula Carvalho, Esmeralda Ribeiro, Sony Ferseck e Deborah Goldemberg, antropóloga que fez uma pesquisa com as participantes das fotos e escreveu a partir da compilação de respostas. As fotos foram publicadas em ordem cronológica, a partir do dia em que foram feitos os registros. O primeiro registro, por exemplo, foi feito em Salvador, na manhã de 11 de junho de 2022, antes da foto que originou todo o movimento, feita no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 12 de junho de 2022, no âmbito da primeira edição d’A Feira do Livro, organizada pela revista Quatro Cinco Um. Já a última foto registrada até o momento aconteceu em 11 de fevereiro deste ano, em Itanháem, no litoral paulista.

Um dos principais destaques do livro é apresentar o nome de quase todas as escritoras que participaram da foto nas suas respectivas cidades, que foram listados em ordem alfabética. Essa tarefa árdua ficou a cargo da jornalista Jess Carvalho, que, ao longo de cinco meses, conseguiu identificar quase todas as mulheres que estiveram presentes para o registro fotográfico. É uma espécie de raio-X inédito da produção feita por mulheres no Brasil (e de brasileiras vivendo no exterior) que, antes, se mantinha invisível para o mercado literário.

A edição conta com uma sobrecapa especial com todas as fotografias do livro e os nomes de todas as escritoras presentes. A sobrecapa também pode ser usada como um pôster, com a frase: Uma escritora puxa a outra.

O livro é dedicado a todas as escritoras que não puderam, por motivos diversos, estar nas fotos.

Código: L999-9786584515437
Código de barras: 9786584515437
Peso (kg): 0,350
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,50
Editora Bazar do Tempo
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 176
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.
17% off

Um Grande Dia para as Escritoras

  • R$95,00
  • R$78,99


Opções de Compra