O horizonte temático discutido neste livro volta-se para as relações sociais de produção do Design e do seu ensino no Brasil. Nessa perspectiva ele visa, de um lado, a formação profissional do designer no Brasil, e, de outro, o seu trabalho à luz das políticas econômicas de Estado e das propostas empresariais, no contexto do desenvolvimento recente do país.
Encontram-se aqui refletidos os conceitos de trabalho, de arte e de concepção de homem considerando as premissas analíticas do método materialista histórico e dialético. Bem como, as categorias "valor", "retificação" e "trabalho", "trabalho de arte", "estética, Design e mercadoria".
Examinamos ainda as características fundacionais de um possível Design brasileiro, expondo algumas das principais diretrizes presentes no ideário empresarial industrial brasileiro. Dentre outros aspectos, a obra procura fazer uma reflexão sobre um improvável controle humanista da tecnologia numa sociedade capitalista, e também sobre as rarefeitas chances dos atuais e futuros designers elaborarem objetos mais duradouros e ajustados às verdadeiras necessidades humanas em meio às imposições mercadológicas em que vivemos.
Por fim, a obra procura destacar a necessidade de um empenho militante maior para que a experiência pedagógica se imponha mediante uma visão de mundo dialética, a um só tempo humanista e transformadora.
Código: |
L999-9788561325602 |
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Autor |
Esquef Marcos |
Editora |
Synergia Editora |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
264 |
Ano de edição |
2011 |
Faixa etária |
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