A formação de professores ocupa papel fundamental na construção de uma escola inclusiva, constituindo-se em importante espaço de reflexão e construção de saberes e práticas pedagógicas. Sendo assim, é preciso pensar em uma formação que extrapole os conteúdos técnicos e que promova, de fato, mudanças paradigmáticas e culturais, possibilitando o desenvolvimento de uma atuação crítica e consciente, que valorize, considere e respeite as diferenças. A ideia de escrever este livro nasceu do desejo de ampliar as reflexões sobre a formação de professores para a Educação Especial Inclusiva, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará, quando ofertamos, no 1º semestre do ano de 2018, uma disciplina intitulada Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva. O grupo de alunos tinha a heterogeneidade como característica fundamental, o que permitiu um rico espaço de diálogo e aprendizado. O desejo de compartilhar essas aprendizagens com outros professores, estudantes e pesquisadores que têm interesse na Educação Especial Inclusiva nasce da constatação de que muito se tem a dizer e a pensar sobre o assunto. Na concretização da obra, outras vozes somaram-se a dos participantes daquela turma, sendo convidadas, por nós, para compor este trabalho. Os autores, portanto, são oriundos de instituições de trabalho diversas, têm trajetórias de vida distintas, no entanto, encontram-se neste livro para partilhar suas vivências e reflexões. A obra é composta por nove escritos que abordam diversas perspectivas relacionadas à Educação Especial Inclusiva, possibilitando ricas reflexões sobre a formação docente e a educação dos alunos com desenvolvimento atípico em diferentes espaços e níveis de escolarização, dando-nos a certeza de que o debate sobre o tema é fértil e segue em construção. A multiplicidade de questões e debates que orbitaram em torno da formação de professores para atuarem na Educação Especial na perspectiva inclusiva anunciados nos textos evidencia a relevância social e a importância da temática para a educação brasileira. Nesse sentido, o livro provoca-nos a continuar o diálogo e, portanto, pensar e construir alternativas para enfrentar os desafios da caminhada em favor da inclusão educacional.
Código: |
L999-9786555232370 |
Código de barras: |
9786555232370 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
Giovana Maria Belém Falcão |
Editora |
Appris Editora |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
163 |
Ano de edição |
2020 |