• A cor da língua

Faz muito tempo que a lingüística está no mercado. Mas não se popularizou. A rigor, é como se não existisse. Em alguns manuais, mesmo de campos vizinhos, aparecem às vezes alguns conceitos da lingüística, mas não produzem efeitos relevantes. Ninguém muda de posição sobre nada por causa do sintagma e do paradigma..
Poder-se-ia resumir o discurso corrente sobre a língua em duas palavras: é normativo ou é preconceituoso. Às vezes, é ambas as coisas. Muito freqüentemente, é uma por causa da outra.
O preconceito surge muito claramente quando se trata da língua de minorias ou de marginalizados sociais, contra todas as evidências produzidas pelas descrições já feitas nos últimos séculos. Aparece menos claramente, mas nem por isso deixa de produzir os mesmos efeitos, quando tem por alvo diferenças regionais. E é dolorosa e simplificadamente normativo, na medida em que apenas repete as mesmas listinhas de certo e errado de sempre, seja na escola, seja nas colunas de jornal, seja nos programas de rádio e TV. Há décadas, sem prestar a mínima atenção nem mesmo à literatura mais recente, que sempre foi, quando serviu a sua causa, a fonte dos gramáticos.

Código: L999-9788585725648
Código de barras: 9788585725648
Peso (kg): 0,176
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,70
Autor Possenti Sírio
Editora Editora Mercado de Letras
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 168
Ano de edição 2001

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A cor da língua