• Vozes mbya-guarani na educação musical escolar

Apresentamos projetos criativo-musicais fundamentados na
aprendizagem criativa, referencial teórico e abordagem metodológica
que sustentam processos de educação musical em que aprendemos
música criativamente. Os projetos são abertos e fl exíveis, tecendo
um conjunto de ideias para o planejamento, sem delimitar planos
de aula ou uma sequência fi xa de atividades. Assim, à medida que
professores(as) e estudantes participam do processo de modelagem
dos planejamentos, eles vão adquirindo contornos particulares, como
práticas pedagógicas em movimento.

Num movimento de tecer, de tramar, indo e vindo, buscamos,
com cuidado e atenção, as componentes para compor este
livro, que aborda alguns elementos da cultura de um povo
indígena: os Mbya-Guarani.
Para adentrar a mata, o Mbyá pede licença. E, em silêncio,
percorre as trilhas... com olhar e ouvidos atentos em busca
da taquara, do bambu, do cipó e da criciúma... Ajeitam a
taquara, retiram as tiras grossas e fi nas, dão formas e cores.
Desse modo, vão ordenando o material para tecer, tramar,
criar, compondo o ajaka.
Assim como na trama do ajaka, entre as histórias, os estudos
e as conversas, este material foi sendo tramado, com a
colaboração de muitas mãos, em diálogo intercultural com a
comunidade Mbya-Guarani Itaty, na Terra Indígena do Morro
dos Cavalos, Palhoça, SC.
Esperamos que ele possa despertar ideias, propostas,
convites, sugestões e indicações para professoras e
professores, com vistas a incluir essas temáticas na
educação musical escolar não indígena.
Cláudia Roberta Yumiko Tristão

Vozes Mbya-Guarani na educaç
ã o musical escolar é
dirigido a educadores(as)
musicais, pesquisadores(as), professores(
as) que atuam na educaç
ã o bá sica e demais interessados(
as) pelo tema, tendo em
vista o objetivo de fortalecer o trabalho
com culturas indí genas em
escolas não indígenas.
O livro apresenta componentes da
cultura indí gena Mbya-Guarani e
foi desenvolvido em diá logo com
a comunidade da Escola Indí gena
Itaty e do grupo de canto e danç a
Tape Mirim, da Terra Indí gena
Morro dos Cavalos (Palhoç a, SC).
O material apresenta fundamentação
teórico-metodológica e cinco
projetos criativo-musicais voltados
aos anos iniciais do ensino
fundamental. Cada projeto integra
um ou mais elementos da cultura
Mbya: o tekoa e a opy; os grafi smos;
as esculturas guarani de
bichinhos de madeira; o mbaraka
mirim; a escola indí gena e palavras
em guarani.
Com esses eixos temáticos, os
projetos introduzem perspectivas
das culturas indí genas na
educação musical, por meio de
canç õ es, histó rias, narrativas, práticas
musicais criativas, construção
de instrumentos e artesanias.

Código: L999-9788584043835
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Largura (cm): 29,70
Espessura (cm): 21,00
Autor Tristão Cláudia Roberta Yumiko
Editora Hucitec
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 64
Ano de edição 2024

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