• Família Cescon

Com uma linguagem clara e um enredo dinâmico, o livro baseia-se em depoimentos orais de três idosos que, quando crianças, vivenciaram na Itália Fascista o conflito mais letal de toda história: a Segunda Guerra Mundial, responsável por mais de 50 milhões de mortos. Nascidos quando Benito Mussolini estava no poder, nossos protagonistas Antonio, Nives e Milena hoje têm a chance de transmitir às próximas gerações o que presenciaram setenta anos atrás na Europa, dez mil quilômetros longe de onde moram atualmente.
25 mil brasileiros lutaram contra a Alemanha de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial: soldados adultos, treinados, esses brasileiros sabiam que suas famílias estavam seguras longe do front. Os Cescon, porém, eram meninos italianos indefesos, ingênuos, que corriam o risco de verem seus pais mortos e suas casas incendiadas. Uma experiência digna de virar filme!
Embora existam milhares de livros sobre grandes batalhas como Stalingrado e o Dia D, sobre generais e presidentes, nem sempre foi dada atenção para a dor dos inocentes sem cargos de liderança. Felizmente, escritores iniciantes e pequenas editoras têm popularizado a escrita longe das capitais; o Programa de Pós-Graduação em História da UPF tem mestrandos e doutorandos que pesquisam sobre regiões, municípios e instituições bem específicos.
Nesse espírito, a obra atual apresenta detalhes sobre a imigração italiana para o Norte Gaúcho no pós-1945. Com orgulho, mas sem vaidade, homenageia o legado dos antepassados, estimulando a leitura num país que pouco valoriza a Cultura e a Educação.

Código: L999-9788569343622
Código de barras: 9788569343622
Peso (kg): 0,250
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,20
Autor Schneider Samuel
Editora SALUZ
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 152
Ano de edição 2019
Faixa etária

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Família Cescon