O livro apresenta uma sistematização de relevantes produções teóricas e de pesquisas na interface psicanálise e educação, notadamente no campo da aplicação do conhecimento oriundo da teoria psicanalítica na compreensão da questão do sofrimento psíquico de professores, no cotidiano escolar.Espera-se que a produção deste texto possa vir a contribuir com as atuais e necessárias reflexões em torno da formação de professores. Privilegiam-se, aqui, as concepções voltadas para a perspectiva de uma formação pessoal, subjetiva, articulada à formação profissional, dando especial ênfase à formação continuada do professor, sujeito e ator/autor que aprende e se forma com sua história de vida, suas experiências e vivências pessoais e profissionais e, sobretudo, com a análise e reflexão sobre a práxis educativa, em suas conexões com o contexto socioeconômico e institucional-político no qual a escola está inserida.A reflexão a respeito da construção em contexto da identidade do professor permite, dentre outras questões, pensar, justamente, acerca do sofrimento psíquico de professores, as implicações desse fenômeno no processo pedagógico, bem como a impossibilidade de um sujeito "produzir" uma doença psíquica de forma individual, desvinculada das condições sociais de seu trabalho como docente e das relações interpessoais com o outro.
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L005-9788536221922 |
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Autor |
Rosana Márcia R. Aguiar |
Editora |
Juruá Editora |
Idioma |
PORTUGUES |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
98 |
Ano de edição |
2008 |
Faixa etária |
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