• Livros didáticos e a reorganização da matemática escolar no 2º ciclo do ensino secundário – 1936 a 1951

Este estudo tem por objetivo contribuir com as investigações sobre a História da Educação Matemática no Brasil, especialmente no período compreendido entre as décadas de 1930 e 1940. O objeto de estudo são as transformações ocorridas na organização dos ensinos de Matemática dos Cursos Complementares, instituídos na Reforma Francisco Campos; aos cursos Clássico e Científico, criados na Reforma Gustavo Capanema, visando ao processo de disciplinarização da Matemática para este nível escolar. Os ensinamentos teóricos que serviram de base para este estudo são de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, e a legislação das respectivas reformas educacionais e livros didáticos editados para o período estudado foram utilizados como principais fontes de pesquisa.

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Autor Denise Franco Capello Ribeiro
Editora Appris Editora
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 127
Ano de edição 2024

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Livros didáticos e a reorganização da matemática escolar no 2º ciclo do ensino secundário – 1936 a 1951