• Memória Virtual

O livro Memória Virtual apresenta a obra de Marcolini, com reproduções de seus trabalhos e textos críticos de Guilherme Bueno, Mario Gioia e Felipe Scovino, oferecendo ao leitor um mergulho no processo criativo do artista. As pinturas de Marcolini n os falam de um universo de visualidade banal e anódina, exacerbada por um tratamento distanciado e neutro. Segundo Felipe Scovino, "(...) um arquivo de imagens aleatórias (vindas da internet, fotos doadas por amigos ou capturadas ao acaso, entre outr as diferentes fontes) e memórias. (...) Sendo anônimas e comuns, essas imagens se situam em um território ambíguo: nascem como ideias representativas de uma memória, porém terminam flertando com uma certa impermanência, isto é, a referida memória ico nográfica é perceptível mas ao mesmo tempo anulada." Nas pinturas de 2008, feitas sobre capas de discos de vinil, o artista usa uma trama de pixels para obliterar as fisionomias dos intérpretes. O espectador "entende" com seu olhar já acostumado a " limpar" mentalmente ruídos de imagens digitais, e com sua memória afetiva de quem ouviu e dançou ao som dessas músicas, e neste jogo entre o velar e o desvendar reside a força destes trabalhos. Este jogo e esta atmosfera de uma memória virtual que se constrói no limite de percepções arbitrárias e imprecisas está presente também nas demais pinturas de Marcolini, que, segundo Mario Gioia, consistem em "paisagens carregadas desse cinzento estado de espírito, de personagens ausentes, de errâncias desprovidas de sentido, de uma quietude a predominar (...) uma investigação da paisagem, produzida sob um signo de pintura expandida." Marcolini elabora suas pinturas mais recentes com o sobrepor de camadas e camadas de "impressões" de tinta, num p rocesso trabalhoso e demorado, com uma paleta econômica e sutil. Para Guilherme Bueno, "se elas explicitam diretamente sua familiaridade tanto com a gravura quanto com as lentes fotográficas ou telas de TV e computador, falam silenciosamente de uma l uz capaz de dar vida a estes espaços. Em outras palavras, se sua decomposição faz Seurat e computadores darem as mãos, seu brilho escavado entre as brechas não se exime de dialogar com Goeldi." São pinturas que nos falam dos limites da percepção e d a História da Arte mas que, em seu distanciamento e sutileza, são totalmente contemporâneas, testemunhas silenciosas de um universo fragmentado e evanescente.

Código: L078-9788561022853
Código de barras: 9788561022853
Peso (kg): 0,170
Altura (cm): 19,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 10,00
Autor Geraldo Marcolini
Editora APICURI EDITORA
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 78
Ano de edição 2013
Faixa etária Padrao

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Memória Virtual

Frequentemente comprados juntos

Nos idos de março
17% off

Nos idos de março

Sobreviver à ditadura brasileira, instaurada com o golpe de 31 de março de 1964 e consumada no fecha..

R$59,00 R$48,97

Vendido e entregue por Leitura - MG/BH - Shopping Delrey

Dias & Riedweg: Alteridade E Experiencia Estetica

Dias & Riedweg: Alteridade E Experiencia Estetica

Mauricio Dias e Walter Riedweg desenvolvem seus projetos em colaboracao com diferentes grupos sociai..

Vendido e entregue por Leitura - RJ/Rio - Tijuca

Ossos de sépia

Ossos de sépia

Obra capital de Eugenio Montale, Ossos de sépia foi originalmente publicada em Turim, em 1925, pelo ..

Vendido e entregue por Leitura - RJ/Rio - Tijuca

Estranha Economia

Estranha Economia

O livro Estranha economia traça uma panorâmica da obra de Felipe Barbosa, com imagens de seus trabal..

Vendido e entregue por Leitura - RJ/Rio - Tijuca

Sob Masoch

Sob Masoch

Neste livro, Flávio Braga retoma a ideia de compor uma narrativa moderna a partir de clássicos da li..

R$15,00

Vendido e entregue por Leitura - DF - Shopping Taguatinga

Todos Os Nomes Da Melancolia

Todos Os Nomes Da Melancolia

Todos os nomes da melancolia, de Leila Danziger, apresenta imagens de trabalhos reunidos sob o traco..

Vendido e entregue por Leitura - RJ/Rio - Tijuca