• Comércio exterior e negociações internacionais

Esta é uma obra que reúne dois campos do conhecimento referentes à política externa: Comércio Exterior, um dos ramos da Economia Política; e Negociações Internacionais, capítulo das Relações Internacionais. O tabuleiro das negociações internacionais de comércio constitui uma dimensão decisiva do jogo político entre os Estados. Houve uma grande preocupação em trazer ao leitor uma série de estudos de caso empresariais, em sua maioria referentes à inserção e atuação do setor privado no quadro regulatório público estabelecido pelas negociações internacionais. O texto apresenta, em um primeiro momento, a trajetória de formação da economia ? mundo capitalista, que se ergue sobre um fluxo cada vez mais denso de mercadorias e investimentos, até a formação do sistema mundial de comércio atual. A partir daí, o texto expõe e comenta as teorias mais conhecidas sobre os princípios do comércio internacional e seus principais desdobramentos posteriores, até a análise do conceito de vantagem competitiva. Uma importante abordagem concerne à política comercial brasileira. Enquanto global trader e potência agrícola, o Brasil tem grande interesse no aperfeiçoamento do sistema de comércio multilateral. Por outro lado, o país engaja-se em processos regionais importantes, como o Mercosul, a Alca, as negociações com a União Européia e com outros parceiros. Para encerrar o livro, mas sem esgotar o assunto, foi feita uma analise sobre o processo decisório da diplomacia comercial no campo doméstico, tanto de um ponto de vista teórico quanto prático das decisões de Governo sobre as posições quanto aos diversos temas em negociação nos foros internacionais.

Código: L999-9788502060098
Código de barras: 9788502060098
Peso (kg): 0,628
Altura (cm): 24,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 2,10
Autor Carlos José Serapiao Junior
Editora Saraiva Uni
Idioma PORTUGUES
Encadernação BROCHURA
Páginas 392
Ano de edição 2012
Faixa etária

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Comércio exterior e negociações internacionais